|
©Divulgação |
Membros de sete famílias assistidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da 1304 Sul participaram na manhã desta quarta-feira, 31, de atividade de acolhida dedicada a apresentar toda a equipe do serviço e levantar demandas dos assistidos.
Foi oferecida uma dinâmica em grupo utilizando imagens para que as dez pessoas participantes pudessem demonstrar quais problemas sociais afetam seu próprio núcleo familiar e sua vizinhança.
“Muitos acreditam que só o assistente social atende aqui. Por isso essa atividade de acolhida é importante para mostrar toda a equipe de trabalho, explicar como funciona o Programa de Atendimento Integral às Famílias (Paif) e levantar quais demandas e problemas da realidade dessas famílias. A ideia é identificar tanto demandas dessas pessoas enquanto moradores de um território e como membros de uma família”, explicou o psicólogo João Araújo de Sousa.
|
©Divulgação |
Na oficina, entre os problemas relacionados pelos participantes estão o desemprego, a criminalidade, a violência, a moradia precária, as drogas e prostituição infantil e de adulto, além de problemas ambientais causados por excesso de lixo nas moradias e vizinhança.
“A partir de agora faremos um plano de acompanhamento de cada família. As informações levantadas hoje também nos ajudarão a organizar oficinas de reflexão e convivência para trabalhar as demandas e problemas levantados tanto para prevenção como para assistência”, finalizou Sousa.
Atendimento social
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são a porta de entrada da Assistência Social. São serviços gratuitos voltados para o fortalecimento da convivência da família e da comunidade.
O Programa de Atendimento Integral às Famílias (Paif) consiste em um serviço contínuo oferecido pelos Cras de Palmas e que assiste famílias em situação de vulnerabilidade através de acompanhamento, apoio e orientação para inserção das mesmas em redes de atenção, como a rede de assistência, o Cadastro Único, rede pública de saúde, de educação, e outros encaminhamentos para suporte da referida família conforme sua necessidade.
Serviço
Qualquer família da Capital pode buscar auxílio ou esclarecer dúvidas buscando o Cras mais próximo de casa. Confira na página eletrônica os endereços e contatos de todas as unidades existentes em Palmas.
ASSECOM
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.