Palmas (TO), Sábado, 18 de Janeiro de 2025

GOVERNO DO ESTADO

Governo do Tocantins assina contrato para garantir compra coletiva de medicamentos especializados por meio de Consórcio Interestadual

“A gestão coletiva gera soluções efetivas”, observou o governador do Tocantins Wanderlei Barbosa

28/08/2023

21:15

SECOM

©DIVULGAÇÃO

O governador Wanderlei Barbosa assinou na tarde desta segunda-feira, 28, um contrato com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central a fim de garantir a aquisição de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. A assinatura ocorreu menos de uma semana após o secretário interino de Saúde do Tocantins, Paulo César Benfica, ter ido a Brasília se reunir com os demais secretários de saúde dos estados, que fazem parte do consórcio, para encontrar soluções na compra coletiva de medicamentos.

Para Wanderlei Barbosa, o trabalho coletivo e compartilhado entre Estados fortalece os laços políticos e econômicos entre os envolvidos. “Os desafios na gestão da saúde são bem semelhantes entre os Estados, logo a união para solucionar esses problemas é uma ótima decisão. A gestão coletiva gera soluções efetivas”, observou o Governador do Tocantins.

"O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central tem o  objetivo de realizar Compras Compartilhadas de Medicamentos,  entre os estados consorciados: Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Maranhão e Distrito Federal. Com a assinatura do contrato, o Tocantins mantém os estoques de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, garantindo a atenção continuada dos pacientes, ao mesmo tempo em que otimiza recursos", afirmou o secretário interino da Saúde,  Paulo César Benfica Filho.

O contrato de rateio assinado hoje pelo Governo do Tocantins trata-se da definição das obrigações e dos critérios para a realização das transferências de recursos do Governo para o Consórcio, relativos à aquisição de medicamentos para o exercício de 2023, no âmbito das compras compartilhadas do Consórcio. As aquisições serão realizadas por meio de atas de registro de preços firmadas pelo Consórcio e agentes ao longo do exercício de 2023, cuja utilização decorrerá de requisição do Consorciado, acompanhada de transferência de recurso em montante equivalente.

Brasília

Na última quarta-feira, 23 de agosto, o secretário de saúde interino, Paulo César Benfica, participou da 1ª Reunião de Secretários de Saúde do Consórcio Brasil Central (BrC). Na ocasião, eles debateram sobre soluções para a redução dos custos de aquisição de medicamentos hospitalares. No encontro foi apresentado o projeto Saúde do Consórcio Brasil Central - Compras Compartilhadas do Componente Especializado de Assistência e Farmacêutica 2023. Por meio do BrC, os estados encontraram mecanismos jurídicos com o objetivo de viabilizar as compras compartilhadas de medicamentos hospitalares, uma iniciativa que reduz, em média, 24% o custo com a aquisição desses insumos.

Para avançar ainda mais nas soluções dos desafios de gestão da saúde pública, o BrC está desenvolvendo o projeto Aquisição de Medicamentos Oncológicos e Judicializados. Devido a alta demanda e custo dos tratamentos de oncologia, essa área é a que consome o maior volume de recursos e também a que mais gera judicialização. Diante do desafio, os estados estão viabilizando soluções que se tornam mais viáveis se realizadas coletivamente. 

Consórcio Brasil Central

O BrC tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para tornar a região ainda mais competitiva. Criado em 2015, por meio de Protocolo de Intenções e normatizado pelo Estatuto do Consórcio, o BrC possui em sua estrutura uma Secretaria-Executiva, que elabora e executa as ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: