ARTESANATO
Primeira-dama Karynne Sotero recebe coleção “Ouro do Cerrado”; peças farão parte do acervo cultural do Estado
Coleção contém cinco peças e é assinada pelo estilista tocantinense Luiz Fernando Carvalho
20/09/2023
19:05
SECOM
©DIVULGAÇÃO
“Essas peças terão um lugar especial aqui no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos”. Essa foi a reação da primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, ao receber nesta quarta-feira, 20, a coleção Ouro do Cerrado, composta por cinco vestidos confeccionados em crepe dourado com adornos desenvolvidos a partir do capim dourado.
As peças são assinadas pelo estilista tocantinense Luiz Fernando Carvalho e foram lançadas em desfile na programação da Festa da Colheita do Capim dourado, realizada nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no povoado Mumbuca, em Mateiros, no Jalapão, com apoio do Governo do Tocantins. O estilista foi contratado pela Secretária da Cultura à pedido da comunidade local.
A primeira-dama Karynne Sotero explicou que o capim dourado é uma referência para o Tocantins e essas peças terão um lugar especial no Palácio e para isso serão confeccionados expositores especiais para preservar as peças em virtude da representatividade das mesmas e do artista que assina a coleção. “É uma grande satisfação e orgulho do artista tocantinense que leva o nome do nosso Estado para o mundo. Então esses vestidos terão um lugar especial aqui no Palácio”, disse Karynne Sotero, ressaltando ainda que as peças serão incluídas em vários eventos de renome nacional e até fora do País, como forma de divulgar as riquezas e a arte do povo tocantinense.
Luiz Fernando disse que mora em Palmas e que desde 2021 trabalha no sentido de expandir o uso do capim dourado na moda. “Sabemos que a moda é importante para a vida da humanidade como um todo e quando unimos cultura com moda o resultado é muito bom. Quando produzimos essa coleção intitulada Ouro do Cerrado o resultado foi gigantesco, e é motivo de alegria participar desse projeto”, salientou o estilista lembrando que a partir de agora o destino das peças são as passarelas do Brasil, no entanto, as mesmas pertencem ao acervo de cultura do Estado.
O secretário de Estado da Cultura, Sebastião Pinheiro, destacou que essa coleção é resultado do apoio que o Governo do Tocantins tem dado ao setor cultural, principalmente a partir da recriação da Secretaria da Cultura. “Estamos ainda nos estruturando, mas fazendo todo o esforço possível para apoiar e fomentar a rica cultura tocantinense. O capim dourado é o cartão postal do Tocantins e agora vamos expor essas peças não só aqui no Tocantins, mas também em outros eventos no País para mostrar a riqueza do Tocantins”, frisou, ressaltando que o estilista conseguiu conectar sonho, identidade cultural e tradição à moda de uma forma exuberante, sensível e respeitosa.
A Coleção Ouro do Cerrado é composta por cinco vestidos, em diferentes tamanhos e cortes, feitos com 27 metros de crepe prada dourado. O tecido escolhido para a criação de cada um ganhou o toque especial dos bordados, com cerca de 980 peças desenvolvidas a partir de 17 quilos de capim dourado.
As peças apresentadas na coleção, lançada como parte da programação da Festa da Colheita, foram costuradas e bordadas pelo estilista Luiz Fernando Carvalho, profissional escolhido pela comunidade. Anteriormente, o artista já havia contado com o incentivo e a parceria do Governo do Tocantins, desenvolvendo uma peça exclusiva, também criada com a matéria-prima e utilizada por misses do Estado. Durante o processo de costura, Luiz Fernando, que é natural de Guaraí, decidiu ficar imerso no povoado, berço do artesanato em capim dourado. O artista explica que pensou em modelos sofisticados, mas usuais, e que contou com o envolvimento de pelo menos 50 pessoas para que todo o projeto pudesse ser executado desde o início.
Também participaram do ato de entrega das peças os secretários do Turismo, Hercy Filho; da Industria, Comércio e Serviços, Humberto Lima; o presidente do Naturatins, Renato Jaime; além da deputada Cláudia Lelis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Revisão da Lei Magnitsky expõe racha entre aliados de Eduardo Bolsonaro e gera troca de ataques nas redes
Leia Mais
Alexandre de Moraes agradece Lula por retirada de sanções da Lei Magnitsky
Leia Mais
Moraes agradece atuação de Lula após EUA retirarem sanções impostas pela Lei Magnitsky
Leia Mais
Sicredi reúne conselheiros do FCO/MS e reforça compromisso com ampliação do crédito em 2025
Municípios