Economia / Relações Exteriores
Alckmin viaja ao México para ampliar comércio bilateral e enfrentar impactos do tarifaço dos EUA
Vice-presidente aposta em biocombustíveis, energia e agroindústria; encontro com a presidente Claudia Sheinbaum está na agenda
24/08/2025
19:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), embarca nesta terça-feira (27.ago.2025) para uma missão oficial ao México, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais entre os dois países e ampliar a corrente de comércio bilateral, que em 2024 somou US$ 13,6 bilhões.
Segundo Alckmin, a meta é expandir o intercâmbio — hoje dividido em US$ 7,8 bilhões em exportações brasileiras e US$ 5,8 bilhões em importações mexicanas — com foco em setores estratégicos como biocombustíveis, energia, combustível de aviação sustentável, equipamentos médicos e agroindústria.
Destaques da agenda
Encontro com a presidente Claudia Sheinbaum (Morena), em visita acertada após diálogo entre Lula e a líder mexicana no mês passado;
Discussão sobre indústria farmacêutica, agropecuária, etanol e biodiesel como áreas prioritárias;
Proposta de adoção de visto eletrônico para facilitar a circulação de cidadãos e reduzir burocracias;
Integração entre cadeias produtivas do setor automotivo — o México possui o 7º maior parque industrial automotivo do mundo.
Alckmin declarou no sábado (23.ago), em São Paulo:
“A prioridade da viagem é a expansão de parcerias em setores estratégicos como biocombustíveis, energia, combustível de aviação sustentável, equipamentos médicos e agroindústria.”
O vice-presidente falou após visitar a concessionária Brasilwagen, onde acompanhou a implementação do programa Carro Sustentável, que reduz impostos de veículos leves movidos a energia limpa.
A viagem ocorre em meio ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos, que afeta diretamente o Brasil e o México. O México tornou-se o 2º principal comprador de carne bovina brasileira, após as novas tarifas americanas.
Líderes empresariais veem a missão como uma oportunidade de estreitar a parceria estratégica entre Brasília e Cidade do México, fortalecendo posições conjuntas frente à pressão comercial de Washington.
Há ainda a possibilidade de a viagem incluir uma extensão aos Estados Unidos, como gesto diplomático para reduzir atritos com o governo Donald Trump, embora isso não tenha sido confirmado oficialmente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vini Jr. decide de novo, Brasil vence a Escócia e avança em primeiro no Grupo C
Leia Mais
Michelle Bolsonaro diz que foi humilhada por Flávio em disputa interna do PL
Leia Mais
Jaques Wagner se afasta da liderança do governo no Senado após operação da PF
Leia Mais
STM rejeita pedido de Bolsonaro para afastar ministro de processo sobre perda de patente
Municípios