|
©Divulgação |
Em atenção à mulher e ao bebê, tramita na Câmara de Municipal de Gurupi o Projeto de Lei (PL) n° 35/2018, do vereador Eduardo Fortes (PSDB), prevendo a criação de um programa contínuo de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto, na rede pública municipal de saúde, em Gurupi.
A redação da PL frisa nas ações de diagnósticos e tratamento serão reguladas pela rede pública de saúde do município. Destaca que o foco são as gestantes atendidas pelas unidades de saúde de Gurupi ou em seus domicílios, que visa chamar atenção das autoridades e sociedade em relação ao problema.
|
©Divulgação |
Na justificativa do PL, o vereador Eduardo Fortes mencionou a necessidade de alertar a comunidade em relação aos sintomas e o acompanhamento do tratamento. “Há também a necessidade de que a mulher ou algum familiar reconheça a depressão para que ela receba apoio e tratamento. Sem tratamento, essa doença pode durar meses ou anos”, justifica o parlamentar.
Segundo o PL, a depressão pós-parto surge logo após a mulher dar à luz. “Os sintomas incluem tristeza e desesperança. Muitas mães experimentam alterações de humor e crise de choro após o parto”, explica a redação da PL.
ASSECOM
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.