 |
©Eduardo Lago |
Cerca de 30 jovens empreendedores que participam da Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi) e do programa Estação da Juventude participaram na manhã desta segunda-feira, 22, de um bate papo com profissionais da saúde do Município sobre o Outubro Rosa. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol, na região Sul de Capital.
O bate papo descontraído com os jovens, de ambos os sexos, serviu para transmitir aos jovens informações e ainda para que eles pudessem tirar dúvidas sobre os cuidados e prevenção do câncer de mama e colo do útero, como também sobre o câncer de próstata. Os temas foram explanados pela enfermeira, Maria Crislaine, no Cras Morada do Sol.
 |
©Eduardo Lago |
A estudante Vitória Soares da Silva, 17 anos, aproveitou a oportunidade e levou sua mãe, Marineide Gomes da Silva, para assistir a palestra. Para Vitória Soares, a profissional da saúde esclareceu muitas dúvidas das meninas e inclusive da sua mãe. “Eu gostei muito, pois ela tirou muitas dúvidas minhas”, disse. Em dias com os exames de prevenção, dona Marineide Gomes da Silva, apoiou a iniciativa do Cras. “Eu achei ótimo, pois muitas pessoas não têm essa informação, principalmente muitos jovens”, concluiu.
 |
©Eduardo Lago |
A jovem Klessiane Santos da Silva tem uma familiar com câncer de útero. As informações que recebeu vão reforçar a necessidade de cuidar mais ainda da saúde. “Minha avó tem câncer de útero, é um alerta para gente se cuidar também, pois o tratamento é muito doloroso e difícil”, disse.
 |
©Eduardo Lago |
O jovem Eliseu da Silva Santos saiu do encontro bem mais informado. “Achei muito interessante, pois adquiri mais conhecimento sobre o assunto e agora vamos repassar para nossos familiares, e principalmente nos prevenir”, disse.
 |
©Eduardo Lago |
A instrutora da Renapsi, Meg Pessoa, acredita que esses jovens serão multiplicadores das informações sobre Outubro Rosa. “Infelizmente o câncer de mama acomete muitas mulheres em Palmas, por isso é necessário que os nossos jovens entendam e compreendam essa realidade e sejam multiplicadores e levem essas informações às mães, avós e familiares”, concluiu.
O coordenador do Cras Morada do Sol, Deliel Barbosa, avaliou o bate papo com os jovens empreendedores como positivo. “Essas informações são válidas, pois a partir de hoje esses jovens se tornam multiplicadores dessas informações para suas famílias, mães e namoradas”, disse.
Por: Márcio Greick