Especialistas participam nesta quarta, 15, de encontro das Tendências Agroclimatólogicas do Tocantins para safra de grãos 2021/2022
O Encontro ocorre nesta quarta, 15, a partir das 19 horas, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas
14/09/2021
09:25
SECOM
ELMIRO DE DEUS
As previsões agroclimatólogicas que serão apresentadas são referentes ao planejamento produtivo para a próxima safra 2021/ 2022 ©DIVULGAÇÃO
O governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realiza o 7° Encontro para apresentação das Tendências Climáticas do Tocantins, nesta quarta-feira, 15, a partir das 19 horas, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. As previsões agroclimatólogicas que serão apresentadas são referentes ao planejamento produtivo para a próxima safra 2021/ 2022.
O secretário da Seagro Jaime Café, destacou que o encontro vai contar com a presença de especialistas e palestrantes de renome nacional, com propósito de disponibilizar informações agrometereológicas aos produtores do Estado. “A agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas, uma vez que elas afetam todo o processo produtivo, armazenagem, transporte e comercialização dos produtos. E ainda apresenta cenário futuros para orientar as ações de políticas públicas e nortear as pesquisas agrícolas para mitigação dos impactos ocasionados pelas mudanças climáticas no setor rural”, disse.
Organizado pela Seagro e parceiros, o evento tem como objetivo subsidiar a cadeia produtiva com informações e elementos que venham auxiliar o agricultor no campo, no planejamento e nas tomadas de decisões no setor agropecuário, de forma a minimizar perdas decorrentes das mudanças climáticas. Na programação constam as palestras Impacto do La Ninha na safra 2021/2022 no Brasil; Estação Chuvosa, mecanismo e controle e perspectivas climáticas para safra 2021/2022; e tendências climáticas para safra 2021/2022.
Inscrições
As inscrições podem ser feita no link: https://www.sympla.com.br/7-encontro-para-apresentacao-das-tendencias-agroclimatologicas-do-estado-do-tocantins__1323013, ou no local do encontro.
Mais informações – 3218-2185. No encontro podem participar produtores, técnicos, acadêmicos e pessoas interassadas no assunto.
Programação
19 h – Impactos do La Ninha na safra de grãos 2021/2022 no Brasil e nos Estados Unidos (Marco Antônio dos Santos/Agrometereologista e sócio da Rural Clima.
20h15m – Estação Chuvosa, mecanismo de controle e perspectivas climáticas para a safra 2021/2022 (Pedro Leite da Silva Dias/professor titular da IAG/USP – São Paulo).
21h – Tendências Climáticas para safra 2021/2022 (Felipe Pungirum / Clima Tempo – São Paulo).
21h40m – Mesa Redonda (Roberto Sahium (Moderador) Engenheiro Agrônomo.
22h – Encerramento.
Parceiros
São parceiros no evento as empresas Frísia, Unigel, Aprojem, Agro Pillati, o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), Associação dos Produtores Rurais de Lagoa da Confusão (Aproest), Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB/TO), Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Tocantins), Universidade do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Líder do PL acusa Moraes de abuso de poder após anulação de votação sobre Zambelli
Leia Mais
PF indica deputado Gustavo Gayer por suposto desvio de cota parlamentar e falsificação de documentos
Leia Mais
Câmara aprova regras que beneficiam Marcola, Beira-Mar e André do Rap ao afrouxar regime de progressão de pena
Leia Mais
Moraes anula decisão da Câmara, determina cassação imediata de Carla Zambelli e manda dar posse ao suplente em 48 horas
Municípios