Blitz educativa reforça importância da qualidade dos produtos de origem animal
14/10/2021
10:25
SECOM
FERNANDO VIEIRA
©Marcos Veloso
Com o objetivo de garantir a comercialização de produtos de origem animal, entre eles o leite e seus derivados, dentro das normas de controle sanitário, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou uma blitz educativa. A ação, que aconteceu na Feira do Produtor nesta quinta-feira (14), foi no sentido de reforçar a adesão ao Selo de Inspeção Municipal (SIM).
Segundo o veterinário e inspetor sanitário, Douglas Henrique Morais, a blitz sanitária foi de caráter educativo sobre a produção, industrialização e comercialização do leite e seus derivados. “Orientamos os feirantes sobre a adesão aos serviços de inspeção municipal, estadual ou federal, que o produto esteja de acordo com a legislação local e federal para que eles possam comercializar seus produtos sem agravos à saúde pública e que também possam aumentar seu leque de vendas na cidade”, explicou.
Ainda segundo Douglas, a ação tem sido contínua e, com isso, a adesão ao selo tem sido positiva. “É uma abordagem constante que fazemos, e os comerciantes têm aparecido para fazer a inspeção. Estamos facilitando, ajudando, prestando consultoria técnica pela Prefeitura com engenheiro agrônomo, veterinário, técnico em agropecuária e a adesão ao selo tem sido muito boa. Hoje, por exemplo, todos os leites e derivados comercializados nesta feira estão devidamente inspecionados e com o selo”, disse.
O comerciante Antônio Cesar Ranhel aderiu ao selo e reforça a importância da adequação. “No começo foi meio difícil, mas agora que regularizamos e estamos pasteurizando nosso leite, estamos trabalhando corretamente. E essa blitz é muito boa porque nos orienta sobre o que precisamos fazer, agora é trabalhar tranquilo e torcer para que a fiscalização continue sempre”, relatou.
Outra comerciante, a Zuleide Jacobina de Lima, também está com seus produtos todos devidamente inspecionados. “É uma grande vantagem, pois você sabe o que está vendendo e com segurança para os consumidores. Nosso produto tem origem boa, tudo organizado, selado, etiquetado, tendo assim a garantia e tranquilidade para trabalhar, sem nada a temer, pois tenho o selo em todos os meus produtos”, contou.
Passo a passo
Na blitz foram entregues panfletos informativos sobre todos os passos para aderir ao Selo de Inspeção Municipal. São eles:
– Procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, no escritório do SIM;
– Reunir e apresentar a documentação necessária;
– Definir um profissional como responsável técnico pelo seu empreendimento;
– Protocolar toda a documentação no protocolo geral do município;
– Aguardar a equipe do SIM realizar a inspeção sanitária em seu empreendimento.
Contatos
Para tirar dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente pelos telefones: (63) 3301-1437 ou 3301- 4336, ou pelo e-mail: [email protected].
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios