Palmas (TO), Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Blitz educativa reforça importância da qualidade dos produtos de origem animal

14/10/2021

10:25

SECOM

FERNANDO VIEIRA

©Marcos Veloso

Com o objetivo de garantir a comercialização de produtos de origem animal, entre eles o leite e seus derivados, dentro das normas de controle sanitário, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou uma blitz educativa. A ação, que aconteceu na Feira do Produtor nesta quinta-feira (14), foi no sentido de reforçar a adesão ao Selo de Inspeção Municipal (SIM).

Segundo o veterinário e inspetor sanitário, Douglas Henrique Morais, a blitz sanitária foi de caráter educativo sobre a produção, industrialização e comercialização do leite e seus derivados. “Orientamos os feirantes sobre a adesão aos serviços de inspeção municipal, estadual ou federal, que o produto esteja de acordo com a legislação local e federal para que eles possam comercializar seus produtos sem agravos à saúde pública e que também possam aumentar seu leque de vendas na cidade”, explicou.

Ainda segundo Douglas, a ação tem sido contínua e, com isso, a adesão ao selo tem sido positiva. “É uma abordagem constante que fazemos, e os comerciantes têm aparecido para fazer a inspeção. Estamos facilitando, ajudando, prestando consultoria técnica pela Prefeitura com engenheiro agrônomo, veterinário, técnico em agropecuária e a adesão ao selo tem sido muito boa. Hoje, por exemplo, todos os leites e derivados comercializados nesta feira estão devidamente inspecionados e com o selo”, disse.

O comerciante Antônio Cesar Ranhel aderiu ao selo e reforça a importância da adequação. “No começo foi meio difícil, mas agora que regularizamos e estamos pasteurizando nosso leite, estamos trabalhando corretamente. E essa blitz é muito boa porque nos orienta sobre o que precisamos fazer, agora é trabalhar tranquilo e torcer para que a fiscalização continue sempre”, relatou.

Outra comerciante, a Zuleide Jacobina de Lima, também está com seus produtos todos devidamente inspecionados. “É uma grande vantagem, pois você sabe o que está vendendo e com segurança para os consumidores. Nosso produto tem origem boa, tudo organizado, selado, etiquetado, tendo assim a garantia e tranquilidade para trabalhar, sem nada a temer, pois tenho o selo em todos os meus produtos”, contou.

Passo a passo

Na blitz foram entregues panfletos informativos sobre todos os passos para aderir ao Selo de Inspeção Municipal. São eles:

– Procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, no escritório do SIM;

– Reunir e apresentar a documentação necessária;

– Definir um profissional como responsável técnico pelo seu empreendimento;

– Protocolar toda a documentação no protocolo geral do município;

– Aguardar a equipe do SIM realizar a inspeção sanitária em seu empreendimento.

Contatos

Para tirar dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente pelos telefones: (63) 3301-1437 ou 3301- 4336, ou pelo e-mail: [email protected].


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: