Desenvolvimento turístico de Gurupi é debatido em reunião entre Secult e parceiros
20/01/2022
07:50
ASSECOM
FERNANDO VIEIRA
©REPRODUÇÃO
O desenvolvimento do Turismo de uma região exige o desenvolvimento e planejamento de um Programa voltado para o Turismo. Dessa forma, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) está desenvolvendo o seu planejamento do Programa de Desenvolvimento do Turismo com o apoio do Conselho Municipal do Turismo e em parceria com o Sebrae e a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).
Nesta quarta-feira, 19, uma reunião foi realizada, de forma online, onde foram apresentadas propostas, o escopo e etapas de trabalho para desenvolvimento do Programa, cadastro e liberação de acesso ao Sistema de Inteligência Turística (SITUR) para acompanhamento dos trabalhos pelo interlocutor do município, além de discussão os próximos passos.
A reunião teve participação da representante da Adetuc, Maria Antônia, representantes do Sebrae, Thiago Milhomem e Gilberto, do representante da Agência Brasileira de Engenharia Turística (ABET), Denner Fonseca, da secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Lady Sakay, do Diretor Municipal de Turismo, Astor Linhares, e das membras do Conselho Municipal de Turismo, Márcia Bonfanti, Maria Socorro e Betânia Alves.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Lady Sakay, o objetivo foi desenvolver o inventário turístico de Gurupi, com o intuito de avançar na categorização do município no Mapa do Turismo Brasileiro. Atualmente, Gurupi está na categoria B.
Ainda segundo Lady Sakay, a ABET tem uma plataforma e fará o trabalho na cidade de Gurupi em três etapas: Pesquisa de gabinete com a coleta de dados e informações que já está sendo feita; Inventário da ofetra turística e dados normativos institucionais; e Pesquisas qualitativas junto aos agentes turísticos e população envolvida diretamente com o turismo.
“Com essa parceria forte da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secult com a Adetuc, Sebrae, Conselho Municipal de Turismo, Trade do Turismo e a Agência Brasileira de Engenharia Turística teremos um Planejamento Turístico efetivo”, afirmou a secretária.
Ainda de acordo com a titular da Secult os frutos desse trabalho alcançarão não apenas Gurupi, mas toda a região. “A realização do inventario do turismo de maneira completa e principalmente a Prefeitura, por meio da Secult, ter feito a estruturação das políticas municipais de apoio ao desenvolvimento do Turismo, garantirá a Gurupi uma melhor classificação e mais acesso ao fomento do turismo da Regional da Ilha do Bananal”, destacou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios