Município sedia etapa macrorregional Ilha do Bananal e Sudeste da II Conferência Estadual de Saúde Mental
10/02/2022
11:00
SECOM
LEILANE MACEDO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quinta-feira, 10, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, prestigiou a abertura da II Conferência Estadual de Saúde Mental - Etapa Macrorregional: Ilha do Bananal e Sudeste. O evento é realizado de forma virtual e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
A II Conferência Estadual de Saúde Mental (II CESM) tem como objetivo propor diretrizes para a Formação da Política Estadual de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas. As etapas macrorregionais visam analisar as prioridades nas regiões e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações e serviços de saúde mental.
“Acreditamos que o debate é muito rico e produtivo. E nada melhor do que o diálogo, nós temos que fazer esta rede colaborativa entre todas as entidades e organizações para que nós possamos ter um resultado mais efetivo e para que possamos implantar políticas públicas que possam ser concretizadas e colaborar com a nossa sociedade”, frisou a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, durante a abertura da Conferência.
O tema central da Conferência é “A política de Saúde Mental como Direito, pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
O secretário Municipal de Gurupi, Vânio Rodrigues, afirmou que o evento é uma oportunidade de debater as prioridades do município e da região, que serão apresentadas na etapa estadual da Conferência, que deve ser realizada em março.
A diretora da atenção primária do Estado, Laudecy Alves de Camargo Soares, representou o secretário Estadual de Saúde, Afonso Piva, durante a abertura do evento e destacou a importância da participação de todos. “Entendemos que as conferências são importantes ferramentas para que a população tenha voz. É um momento em que nós conseguimos ouvir a voz da população e em que todos os trabalhadores, usuários, representantes dos governos têm direito à voz e são ouvidos, trazendo propostas que visam uma saúde melhor para a nossa comunidade”, frisou.
Ao final da Conferência, que acontece durante toda esta quinta-feira, serão apresentadas as propostas das regiões e devem ser eleitos os delegados que representarão as regiões da Ilha do Bananal e Sudeste na Etapa Estadual e, posteriormente, da Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), em Brasília.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios