POLÍTICA
Prefeitos já estão na capital Federal para a XXIII Marcha a Brasília, e ATM projeta participação de mais de 100 gestores tocantinenses
25/04/2022
18:30
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Prefeitos e Prefeitas das mais diversas regiões do Tocantins começam a chegar à capital Federal para participarem da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 25 a 28 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Nesta edição, a Marcha a Brasília discutirá temas de alto impacto nas finanças municipais, como os pisos dos profissionais do Magistério e dos Enfermeiros, além do encargo vinculado à receita, entre outras pautas.
Dezenas de prefeitos já realizaram o credenciamento no evento e participaram dos primeiros painéis técnicos da Marcha, que discutiram a Reforma Tributária e o impacto financeiro do Piso Nacional do Magistério para os Municípios. O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, prestigiou a abertura dos trabalhos da Marcha e posteriormente participou da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que reuniu a diretoria da CNM e os presidentes da entidades municipalistas de todo o país. A CNM é a organizadora da Marcha.
“A reunião do Conselho Político apresenta tanto as pautas municipalistas, quanto o entendimento e a decisão em torno delas, bem como a melhor maneira de defendê-las perante os poderes. Citamos aqui o Piso dos Enfermeiros ainda em andamento no Congresso, os encargos vinculados aos repasses, ou seja, a aprovação de PEC que assegura que nenhuma obrigação será repassada aos Municípios sem devida indicação da fonte de pagamento, de onde sairá o dinheiro, entre outras pautas pertinentes”, disse o presidente da ATM, que espera contar com a participação de mais de 100 gestores.
A abertura oficial da Marcha ocorrerá nesta terça-feira, 26, com presença confirmada do presidente da República, Jair Bolsonaro, além da participação prevista dos presidentes da Câmara e do Senado, autoridades do Judiciário, e membros dos órgãos de fiscalização e controle, além de deputados federais e senadores.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 6,5 milhões neste sábado em São Paulo
Municípios