Palmas (TO), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

TRÂNSITO

Agência de Metrologia verifica radares em três vias de trânsito em Palmas nesta terça-feira (2)

Equipamentos medidores de velocidade estão nas avenidas Teotônio Segurado e NS 1

01/08/2022

09:00

SECOM

CEJANE BORGES

Radares de Palmas são aferidos pela equipe técnica de instrumentos da Agência de Metrologia ©LUÍS FERNANDO LIMA

Os radares são equipamentos que orientam aos motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes.

Atendendo ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, referente à obrigatoriedade de verificação de radares de velocidade em novos instrumentos, ou uma vez por ano, ou ainda todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo; a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado no Tocantins, realiza as operações Verificações Eventuais e Periódicas nos equipamentos de medição de velocidade.

De acordo com o presidente interino da AEM, Anderson Luiz Justino Martins, “o radar, enquanto instrumento metrológico é, também, um importante item de segurança para os motoristas. Ele mantém o alerta sobre a velocidade, e considera todos os riscos que a via pode ofertar a motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas”, destaca o gestor.

Instrumentos medidores passam por ensaios metrológicos nesta terça

A ação acontece nesta terça, 02 de agosto, das 8h30 às 10h30, com a aferição de três equipamentos. A equipe técnica da Agência de Metrologia irá contar com o trabalho da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM) para o apoio, suporte necessário e isolamento do trânsito durante os testes metrológicos, que duram em média quarenta minutos em cada local.

O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.

Para fazer essa vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes em cada radar, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Para o funcionamento, os instrumentos medidores de velocidade devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.

Serviço – radares que serão verificados

Av. Teotônio Segurado com Av. LO 29 (Quadra 1.203 Sul) – Sentido Sul

Av. NS 1, Quadra 303 Sul (Parque Municipal da Pessoa Idosa) – Sentido Sul

Av. Teotônio Segurado com Av. LO 29 (Quadra 1.302 Sul) – Sentido Norte


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: