ELEIÇÕES 2022
Portões são abertos e eleitores do TO começam a votar para escolher o próximo presidente do país
O Tocantins terá 853 locais de votação, com 3.957 seções eleitorais em funcionamento das 08h às 17h.
30/10/2022
07:00
G1
©DIVULGAÇÃO
Os portões dos colégios eleitorais foram abertos às 8h deste domingo (30) em todo o Tocantins. Ao todo, 1.094.003 eleitores estão aptos a votar para escolher o próximo presidente do Brasil.
Em vários locais de votação, filas se formaram antes mesmo de iniciar o pleito eleitoral.
"A expectativa é a mesma que tivemos no primeiro turno. Uma eleição pacífica, onde os tocantinenses irão às urnas para exercer o seu sagrado direito de voto, direito de cidadania. A nossa equipe está preparada para receber o eleitor nas seções eleitorais. Eu aproveito para convidar os tocantinenses a comparecerem as urnas. O Tocantins teve uma pequena abstenção no 1º turno, e esperamos que nesse segundo turno, a abstenção seja menor ainda", disse o presidente do TRE, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.
Em 12 estados, haverá segundo turno para governador. O Tocantins não é um deles. Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito para governar o Tocantins pelos próximos quatro anos. Ele venceu no primeiro turno com 58,14% dos votos válidos, contra 22,50% do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL).
O Tocantins terá 853 locais de votação, com 3.957 seções eleitorais em funcionamento das 08h às 17h. Consulte aqui os locais de votação.
O voto em trânsito ocorrerá em Palmas e em Araguaína, sendo que a capital conta com sete locais aptos. São eles: Instituto Federal de Educação (IFTO), Escolas Caroline Campelo, Henrique Talone, Degraus do Saber e CMEI, Colégios Almirante Tamandaré e Mackenzie. Já Araguaina contará com apenas um local de votação, a Escola Estadual Modelo.
Além das 1.862 pessoas de outros estados que estão aptas a participar do 2º turno das eleições no Tocantins, eleitores do próprio estado também solicitaram o voto em trânsito. Ao todo, 931 eleitores de outras cidades do estado poderão votar em Palmas ou Araguaína.
Mudanças em pontos de votação
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins confirmou que haverá mudança em cinco pontos de votação para o segundo turno. Ao todo, 18 seções funcionarão em endereços diferentes em Palmas.
Confira tabela com as alterações.
Que documentos é preciso levar para votar?
O título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo TSE, caso não tenha o título – ou não esteja em dia – é possível votar com um documento que tenha foto.
A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos:
e-Título (título de eleitor em meio digital). Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
Identidade social;
Carteira de identidade;
Passaporte;
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Carteira de trabalho;
Certificado de reservista;
Carteira nacional de habilitação.
O que pode e o que não pode?
Durante o dia e enquanto acontece a votação é PROIBIDO:
levar para a urna aparelho celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro dispositivo que possa comprometer o sigilo do voto. Os mesários podem reter os equipamentos enquanto o eleitor estiver votando;
qualquer tipo de manifestação coletiva, com roupas padronizadas, bandeiras, broches e adesivos, em apoio a um candidato ou partido político;
fazer publicação de novos conteúdos ou impulsionamento de propagandas digitais na internet, bem como o uso de alto-falantes, a realização de comícios e carreatas, a propaganda de boca de urna e a divulgação de material de campanha. Tudo isso caracteriza crime;
que servidores da Justiça Eleitoral, mesários e fiscais partidários usem roupas ou objetos com propaganda de partido político, coligação ou candidato.
Durante o dia e enquanto acontece a votação é PERMITIDO:
manifestações individuais e silenciosas de preferência eleitoral ou partidária;
o funcionamento do comércio, desde que os funcionários sejam liberados para votar;
a substituição de urnas eletrônicas que apresentarem problemas antes do início da votação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios