ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
PL de Claudia Lelis institui Monte do Carmo como referência nacional na produção de tilápia
Monte do Carmo se torna referência na produção de tilápia
02/08/2023
15:00
ASCOM
FÁTIMA MIRANDA
A Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta terça-feira, 1º de agosto, Projeto de Lei (PL) de autoria da deputada Claudia Lelis (PV), que institui a cidade de Monte do Carmo como centro de referência nacional na produção de tilápia. O projeto segue agora para sanção do governo do Tocantins.
O centro de melhoramento genético da empresa GenoMar, inaugurado em Monte do Carmo em outubro de 2022, é um grande trunfo para a indústria da tilápia no Brasil e América Latina que impede a entrada de doenças importadas de outros países, além de acelerar a produção de genética com qualidade para os produtores tocantinenses.
Para a deputada pevista, a instalação do empreendimento mostra o potencial do Estado com uma localização estratégica pronta para o crescimento da piscicultura, o que gera renda, emprego e oferece espaço para a industrialização, além de colocar a cidade de Monte do Carmo em destaque nacional na produção e melhoramento da espécie de tilápia produzida na região. "Por isso defendi que Monte do Carmo se torne referência na produção nacional”, afirmou Claudia Lelis.
Centro de Reprodução e Melhoramento Genético
O centro construído no Tocantins irá fornecer genética para todo o país, deixando de ser importador e passando a ser exportador de genética, contribuindo para a segurança alimentar de forma sustentável e responsável. Essa genética poderá garantir a geração de bilhões de alevinos de tilápia nas empresas parceiras de distribuição. O empreendimento conta com uma estrutura moderna, inovadora e rigorosa sobre os aspectos sanitários e de biosseguridade.
Capacidade de Produção
O Tocantins possui uma cadeia produtiva da piscicultura em estruturação. São mais de um mil produtores distribuídos em 117 municípios em uma área estimada de 2.775 hectares de lâmina d’água. A cadeia de produção de alevinos do Estado é estruturada com 13 empresas produtoras de alevinos e formas jovens de espécies nativas e tilápia, distribuídas, principalmente, na região centro-sul e sudoeste.
Além disso, o Estado tem em funcionamento dois frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) junto com outras duas plantas frigoríficas com SIE (Serviço Estadual de Inspeção). A única fábrica de ração para peixes do Estado fica localizada na região de Tocantinópolis e comercializa seu produto internamente e em mais 12 estados brasileiros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios