Palmas (TO), Segunda-feira, 04 de Março de 2024

METROLOGIA

Após doze dias de fiscalização, Agência de Metrologia encerra primeira etapa da Operação Limpeza 

Ação aconteceu em Araguaína com a finalidade de coletar amostras de produtos aptos a serem comercializados para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei

30/10/2023

11:40

CEJANE BORGES

©Brenda Ramos/Governo do Tocantins

A equipe técnica da área de Pré-Medidos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, realizou a Operação Limpeza, na cidade de Araguaína.

A ação aconteceu de 16 a 28 de outubro, com a visita fiscalizatória de oito estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas na cidade. O foco do trabalho foi a fiscalização de produtos de limpeza, com visitas a supermercados, mercados de bairro, estabelecimentos especializados no segmento para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei. Sabão, detergente, esponja de aço, pano de chão, panos de limpeza, luvas, água sanitária, flanelas, soda cáustica, desinfetante, entre outras mercadorias utilizadas para limpeza em geral foram fiscalizados na ação para verificar se o peso informado na embalagem estava condizente com o conteúdo contido no recipiente.

O que é a Operação Limpeza?

É uma ação pontual do Plano de Trabalho pactuado entre o Inmetro e a Agência de Metrologia que visa assegurar a qualidade das mercadorias com a conferência entre peso informado e peso contido. A primeira etapa é a visita aos estabelecimentos e o recolhimento dos produtos.

Próxima etapa

Após a coleta de produtos, as mercadorias serão ensaiadas nos laboratórios da Agência de Metrologia. Para as amostras, são selecionados de variados tamanhos e marcas diferentes e, atendendo à normativa do Inmetro, são recolhidas treze unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.

Os ensaios metrológicos serão realizados nos laboratórios da Agência de Metrologia e posteriormente os resultados serão divulgados, após todo o trâmite processual legal.

A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira destaca que “produto pré-medido é aquele que é embalado e medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização. As operações pontuais realizadas na pasta, como a Operação Limpeza, visam averiguar se as mercadorias estão em conformidade com a legislação”, reforça a gestora da pasta.

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: