ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Amélio Cayres é reeleito presidente da Aleto por unanimidade em Sessão Extraordinária
Com apoio de todos os deputados presentes, o parlamentar segue à frente da Assembleia Legislativa do Tocantins até 2027.
29/11/2024
22:45
DA REDAÇÃO
© Amanda Germiniani
Na noite de sexta-feira, 29 de novembro de 2024, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), com o apoio unânime de todos os parlamentares presentes. A eleição aconteceu em uma Sessão Extraordinária, após a anulação da eleição da Mesa Diretora do Biênio 2025/2026, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou novas regras para a eleição.
Amélio Cayres obteve 23 votos válidos e foi reconduzido ao cargo com uma chapa única composta pelos seguintes deputados: Léo Barbosa (1º vice-presidente), Cleiton Cardoso (2º vice-presidente), Vilmar de Oliveira (1º secretário), Janad Valcari (2ª secretária), Luciano Oliveira (3º secretário) e Marcus Marcelo (4º secretário). A única ausência foi do deputado Júnior Geo (PSDB), que não compareceu à sessão.
Em seu discurso de reeleição, Amélio Cayres agradeceu a confiança dos colegas parlamentares e destacou a responsabilidade de continuar conduzindo a Assembleia com clareza e honestidade. "A divergência de opiniões também é bem-vinda para que possamos convergir e fazer o melhor para o povo, pois continuaremos de portas abertas, mantendo o bom diálogo com a sociedade, com os colegas parlamentares e com os demais Poderes [Executivo e Judiciário]”, afirmou.
Avanços e Planos Futuros
Amélio Cayres também destacou os avanços alcançados durante sua gestão e os próximos passos para a Assembleia Legislativa. Ele mencionou a ampliação da sede da Aleto, que já está em construção, e afirmou que, no ano seguinte, a placa de inauguração será descerrada junto aos deputados. Além disso, o presidente reeleito reiterou seu compromisso com a Escola do Legislativo, mencionando que já são 5.000 alunos inscritos e que a meta é expandir ainda mais o acesso, proporcionando oportunidades para todos os cidadãos do Tocantins.
Outro destaque de sua fala foi o concurso público em andamento, que, segundo Amélio Cayres, será uma grande conquista para a Assembleia, trazendo novos servidores concursados para integrar o quadro efetivo da Casa, após mais de 15 anos de espera. "Vamos continuar cuidando de todos, honrando com todos os direitos adquiridos e dando mais ferramentas para desenvolverem o melhor trabalho, além de continuar ouvindo nossa comunidade e votando leis que possam mudar a vida do povo para melhor", afirmou.
Relações Institucionais e Expansão da TV Assembleia
Durante seu discurso, Amélio Cayres também destacou a boa relação institucional que mantém com os demais Poderes do Estado, ressaltando a expansão da TV Assembleia, que passou de oito para 12 municípios atendidos, além da criação de novas frentes parlamentares. Essas frentes foram instituídas para atender a pedidos dos deputados e têm como objetivo discutir temas relevantes para a sociedade, como agronegócio e agroindústria.
Participação e Prestígio
A Sessão Extraordinária contou com a presença de 23 deputados, com exceção do deputado Júnior Geo. Além dos parlamentares, o evento foi prestigiado por diversas autoridades institucionais e políticas, como o ex-deputado Carlos Henrique Gaguim e a esposa do presidente reeleito, Geneci Almeida, junto aos familiares dos parlamentares.
Com a recondução de Amélio Cayres à presidência da Assembleia, a Aleto segue com sua gestão estável até 31 de janeiro de 2027, mantendo o compromisso de continuar trabalhando em prol da população do Tocantins.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios