ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Amélio Cayres é reeleito presidente da Aleto por unanimidade em Sessão Extraordinária
Com apoio de todos os deputados presentes, o parlamentar segue à frente da Assembleia Legislativa do Tocantins até 2027.
29/11/2024
22:45
DA REDAÇÃO
© Amanda Germiniani
Na noite de sexta-feira, 29 de novembro de 2024, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), com o apoio unânime de todos os parlamentares presentes. A eleição aconteceu em uma Sessão Extraordinária, após a anulação da eleição da Mesa Diretora do Biênio 2025/2026, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou novas regras para a eleição.
Amélio Cayres obteve 23 votos válidos e foi reconduzido ao cargo com uma chapa única composta pelos seguintes deputados: Léo Barbosa (1º vice-presidente), Cleiton Cardoso (2º vice-presidente), Vilmar de Oliveira (1º secretário), Janad Valcari (2ª secretária), Luciano Oliveira (3º secretário) e Marcus Marcelo (4º secretário). A única ausência foi do deputado Júnior Geo (PSDB), que não compareceu à sessão.
Em seu discurso de reeleição, Amélio Cayres agradeceu a confiança dos colegas parlamentares e destacou a responsabilidade de continuar conduzindo a Assembleia com clareza e honestidade. "A divergência de opiniões também é bem-vinda para que possamos convergir e fazer o melhor para o povo, pois continuaremos de portas abertas, mantendo o bom diálogo com a sociedade, com os colegas parlamentares e com os demais Poderes [Executivo e Judiciário]”, afirmou.
Avanços e Planos Futuros
Amélio Cayres também destacou os avanços alcançados durante sua gestão e os próximos passos para a Assembleia Legislativa. Ele mencionou a ampliação da sede da Aleto, que já está em construção, e afirmou que, no ano seguinte, a placa de inauguração será descerrada junto aos deputados. Além disso, o presidente reeleito reiterou seu compromisso com a Escola do Legislativo, mencionando que já são 5.000 alunos inscritos e que a meta é expandir ainda mais o acesso, proporcionando oportunidades para todos os cidadãos do Tocantins.
Outro destaque de sua fala foi o concurso público em andamento, que, segundo Amélio Cayres, será uma grande conquista para a Assembleia, trazendo novos servidores concursados para integrar o quadro efetivo da Casa, após mais de 15 anos de espera. "Vamos continuar cuidando de todos, honrando com todos os direitos adquiridos e dando mais ferramentas para desenvolverem o melhor trabalho, além de continuar ouvindo nossa comunidade e votando leis que possam mudar a vida do povo para melhor", afirmou.
Relações Institucionais e Expansão da TV Assembleia
Durante seu discurso, Amélio Cayres também destacou a boa relação institucional que mantém com os demais Poderes do Estado, ressaltando a expansão da TV Assembleia, que passou de oito para 12 municípios atendidos, além da criação de novas frentes parlamentares. Essas frentes foram instituídas para atender a pedidos dos deputados e têm como objetivo discutir temas relevantes para a sociedade, como agronegócio e agroindústria.
Participação e Prestígio
A Sessão Extraordinária contou com a presença de 23 deputados, com exceção do deputado Júnior Geo. Além dos parlamentares, o evento foi prestigiado por diversas autoridades institucionais e políticas, como o ex-deputado Carlos Henrique Gaguim e a esposa do presidente reeleito, Geneci Almeida, junto aos familiares dos parlamentares.
Com a recondução de Amélio Cayres à presidência da Assembleia, a Aleto segue com sua gestão estável até 31 de janeiro de 2027, mantendo o compromisso de continuar trabalhando em prol da população do Tocantins.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes suspende decretos de Lula e decisão do Congresso sobre IOF e convoca audiência de conciliação
Leia Mais
Governo Lula prepara pacote com novas regras para crédito habitacional e linha de financiamento para reformas
Leia Mais
Sicoob investe mais de R$ 550 milhões em ações sociais por todo o Brasil
Leia Mais
SUS passará a oferecer implante contraceptivo Implanon a partir do segundo semestre
Municípios