POLÍTICA
Amélio Cayres acompanha reativação do Colegiado de Presidentes durante a 27ª Conferência da Unale
Retomada do grupo busca fortalecer a representatividade das Assembleias Legislativas e ampliar o poder de propositura de matérias pelos deputados estaduais
05/12/2024
19:50
DA REDAÇÃO
Evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, 5 ©Silvio Santos
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), participou nesta quinta-feira (5) da reinstalação do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas Estaduais, durante a 27ª Conferência da União de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A reunião contou com a presença de representantes de 12 casas legislativas e marcou o retorno de uma instância de articulação capaz de promover maior integração entre os parlamentos estaduais.
Na ocasião, foi eleita a chapa única do Colegiado para o próximo mandato. O grupo será liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, tendo como vice-presidente o presidente da Assembleia do Espírito Santo, Marcelo Santos, e como secretário-geral o presidente da Assembleia de Minas Gerais, Tadeu Leite. A posse da nova diretoria está marcada para o dia 15 de janeiro, em Brasília.
Bruno Peixoto, ao agradecer a confiança dos colegas, antecipou que sua gestão terá como primeira medida a apresentação de um compilado de normas e legislações das assembleias legislativas, abordando temas como emendas parlamentares, eleições de mesas diretoras e a fiscalização de órgãos de controle. Essa primeira reunião de trabalho do Colegiado já está agendada para março de 2025, em Minas Gerais.
Outro ponto destacado por Peixoto foi a necessidade de debater com o Congresso Nacional a ampliação do limite de atuação constitucional dos deputados estaduais. Segundo ele, a competência atual dos parlamentares muitas vezes se restringe à criação de datas comemorativas ou à concessão de títulos honoríficos, o que configura um “limbo constitucional”. O objetivo é fortalecer a capacidade de proposição, resultando em leis mais efetivas e alinhadas às demandas da sociedade.
Amélio Cayres reforçou a importância da reativação do Colegiado de Presidentes e o impacto positivo que isso terá sobre a representatividade das assembleias legislativas. “Tivemos uma reunião muito produtiva, com discussão de temas comuns a todas as casas, e o Colegiado permitirá uma ação mais efetiva para encontrar soluções conjuntas. Assim, fortaleceremos o Poder Legislativo estadual perante as outras instituições”, afirmou.
A reativação do Colegiado ocorre em um contexto de busca por maior protagonismo e articulação do legislativo estadual na construção de políticas públicas. Com a iniciativa, as assembleias legislativas esperam não apenas ampliar o alcance de suas atribuições legais, mas também aprimorar a qualidade da legislação produzida, oferecendo respostas mais ágeis e eficazes às demandas dos cidadãos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Confira seu astral para este domingo, 11
Leia Mais
Mega-Sena acumula no concurso 2.958 e prêmio sobe para R$ 20 milhões
Municípios