Política / Cidadania
Campanha contra anistia a golpistas já reúne quase 175 mil assinaturas
Iniciativa será levada ao Congresso para pressionar pelo arquivamento do PL da Anistia
28/04/2025
13:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A campanha "Sem anistia para golpistas", que mobiliza a sociedade contra o Projeto de Lei da Anistia — voltado aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 —, já contabiliza quase 175 mil assinaturas até a manhã desta segunda-feira (28).
Idealizada pela organização Nossas e apoiada pela coalizão Pacto pela Democracia, que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil, a campanha tem como objetivo pressionar o Congresso Nacional pelo arquivamento do Projeto de Lei 2858/2022. As assinaturas serão entregues oficialmente no início de maio.
Mobilização pela democracia
Segundo Arthur Mello, coordenador de advocacy do Pacto pela Democracia:
"A responsabilização pelo ataque ao estado democrático de direito é uma pauta da sociedade civil, não um embate partidário. O Congresso não pode travar pautas importantes por conta do golpismo e de projetos que não atendem às demandas reais da população."
Posicionamento oficial
Em nota pública, o Pacto pela Democracia afirmou que o PL da Anistia tenta se apresentar sob o discurso de “pacificação nacional”, mas, na realidade, defende interesses privados e compromete o princípio da justiça.
“A verdadeira pacificação se constrói com responsabilização. O projeto é inconstitucional, pois a Constituição de 1988 considera crime inafiançável e imprescritível a tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.”
O texto também destaca que o PL contraria a vontade expressa da maioria da população e representa um grave retrocesso democrático.
Sobre o projeto de lei
O PL 2858/2022 propõe conceder anistia aos responsáveis por atos golpistas, o que gerou forte reação de organizações sociais, juristas e lideranças políticas comprometidas com a defesa da democracia e do estado de direito.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Pressionado por governadores, Hugo Motta adia votação do PL Antifacção para 18 de novembro
Leia Mais
Defesas de réus do núcleo militar negam envolvimento em plano para matar Moraes e Lula
Leia Mais
Derrite apresenta 4º relatório do PL Antifacção e ajusta destinação de recursos da PF
Leia Mais
Mauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas
Municípios