Famosos / Justiça
Anitta trava disputa judicial contra farmacêutica por uso de nome em cosméticos
Cantora quer impedir que marca idêntica à sua seja registrada pela FQM Farmoquímica no setor de beleza
29/04/2025
00:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A cantora Anitta, um dos maiores nomes da música pop brasileira, está no centro de uma disputa judicial contra a farmacêutica FQM Farmoquímica pelo uso do nome "Anitta" em produtos cosméticos. O caso está sendo analisado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A FQM detém, desde 2004, o registro da marca "Annita", com dois "N" e apenas um "T", para uso na comercialização de um vermífugo. Apesar da grafia diferente da utilizada pela artista, a semelhança entre os nomes nunca foi totalmente ignorada. A situação se agravou quando, em dezembro de 2022, a farmacêutica solicitou o registro da marca “Anitta” com a mesma grafia da cantora, agora voltada para a área de cosméticos.
Segundo a assessoria jurídica da artista, a equipe já havia feito registro prévio da marca "Anitta" para produtos de beleza. A nova tentativa da farmacêutica de registrar a grafia idêntica teria gerado uma oposição formal no INPI, protocolada para evitar conflitos de marca e proteger a identidade comercial da artista.
"O pedido está sob análise do INPI. A equipe jurídica da cantora se opõe à possibilidade de duas marcas iguais serem utilizadas no mesmo segmento, o que pode causar confusão no consumidor", informou a nota oficial divulgada pela assessoria da artista.
A principal preocupação da equipe de Anitta é evitar a associação indevida de sua imagem a produtos sem vínculo com sua marca pessoal. Além da questão da identidade, a cantora também busca proteger interesses comerciais no setor de beleza, onde já possui presença consolidada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marina Silva reage a novos ataques no Congresso: “O desrespeito é a única coisa que alguns sabem oferecer”
Leia Mais
Lula defende ida ao STF por aumento do IOF: "Se eu não for à Suprema Corte, não governo mais o país"
Leia Mais
Marina Silva é alvo de novos ataques em comissão da Câmara e denuncia machismo e autoritarismo
Leia Mais
Sicredi anuncia R$ 68 bilhões para o Plano Safra 2025/2026 e amplia apoio a pequenos e médios produtores
Municípios