Internacional / Política
Comitiva de MS em missão oficial em Israel aguarda retorno ao Brasil após ataque contra o Irã
Delegação está em segurança, com apoio da Embaixada e do Itamaraty; viagem integra missão do Consórcio Brasil Central
13/06/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A comitiva do governo de Mato Grosso do Sul que está em Israel permanece em segurança e aguarda liberação do espaço aéreo para retornar ao Brasil, após os ataques israelenses contra infraestruturas nucleares no Irã na madrugada desta sexta-feira (13). A informação foi confirmada pelo governo estadual e pelo Consórcio Brasil Central, responsável pela missão internacional que levou representantes de estados da região ao Oriente Médio.
Entre os membros da delegação sul-mato-grossense estão Christinne Maymone, secretária-adjunta da Saúde (SES); Marcos Espíndola, da equipe de tecnologia da pasta; e Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Estamos todos em segurança. O Ministério das Relações Exteriores está cuidando da nossa volta”, disse Senna, por meio de nota.
Segundo a secretária Christinne Maymone, o grupo está hospedado em Jaffa, onde o hotel dispõe de bunker de proteção. Alarmes chegaram a soar no início do dia, o que levou a comitiva a permanecer por um tempo no abrigo. “Retornamos aos quartos pouco depois. Aguardamos a abertura do espaço aéreo e seguimos todas as orientações”, afirmou.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está articulando o retorno do grupo com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e das autoridades israelenses. A situação é acompanhada com cautela em razão do agravamento do conflito entre Israel e Irã.
A viagem faz parte da Missão Internacional do Consórcio Brasil Central, realizada entre 7 e 14 de junho, a convite do governo israelense. O objetivo principal é promover cooperação em áreas estratégicas como segurança pública, saúde, inovação tecnológica, agricultura e desenvolvimento social.
Durante a missão, a comitiva teve encontros de alto nível com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e a primeira-dama, Michal Herzog, além de visitas técnicas e institucionais.
Em nota, o Consórcio Brasil Central reiterou o compromisso com a integridade dos participantes:
“A missão, que trouxe resultados positivos, segue acompanhada com atenção pelo Itamaraty, autoridades brasileiras e israelenses, visando garantir um retorno seguro e responsável. A integridade da comitiva é prioridade absoluta neste momento”, declarou o consórcio.
O ataque israelense, ocorrido na madrugada de sexta-feira (noite de quinta no Brasil), teve como alvos infraestruturas nucleares iranianas. Segundo o governo do Irã, o bombardeio resultou na morte do chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, do chefe das Forças Armadas, Mohammad Bagheri, e de dois cientistas nucleares.
Em resposta, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, classificou a ação como "declaração de guerra" e pediu ao Conselho de Segurança da ONU que intervenha imediatamente.
O governo de Israel afirma que reagiu após o Irã lançar mais de 100 drones contra seu território nos últimos dias. A população israelense foi orientada a evitar áreas abertas e permanecer próxima a abrigos.
Em nota oficial, o governo estadual reiterou a segurança dos três servidores públicos e confirmou o apoio direto do Itamaraty e da Embaixada Brasileira em Israel:
“A Embaixada brasileira já foi acionada para garantir o retorno de toda a comitiva ao Brasil, tão logo haja possibilidade de deixar Israel com segurança por voo”, diz o comunicado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mauro Vieira terá novo encontro com Marco Rubio no Canadá na próxima semana
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Copom mantém taxa Selic em 15% ao ano, dentro do esperado pelo mercado
Municípios