Palmas (TO), Sábado, 16 de Agosto de 2025

Política / Eleições 2026

Romeu Zema anuncia pré-candidatura à Presidência pelo Partido Novo em evento em São Paulo

Governador de Minas Gerais defende gestão liberal e promete enfrentar PT e crime organizado nas eleições de 2026

16/08/2025

11:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lançou neste sábado (16), em São Paulo, sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2026. O anúncio foi feito durante um evento no Amcham Business Center, na Zona Sul da capital paulista, que reuniu lideranças políticas, especialistas e apoiadores em formato de painéis no estilo TED Talk.

Discurso e propostas

No discurso, Zema destacou os resultados de sua gestão em Minas Gerais e afirmou que pretende replicar no Brasil o modelo de administração adotado no estado.

“Se deu pra deixar o estado mais leve em Minas, dá para fazer no Brasil. Existe um Brasil produtivo, moderno, competitivo e à espera de um governo sério. É com esse Brasil bravo que nós vamos chegar a Brasília, para varrer o PT do mapa”, declarou.

O governador também defendeu a adoção de práticas de gestão semelhantes às do setor privado:

“O Brasil precisa de um governo com nível de profissionalismo de empresas que criam soluções para melhorar a vida das pessoas. O que falta é o governo parar de atrapalhar e fazer regulamentações confusas.”

Zema ainda prometeu combater as facções criminosas, afirmando que o país está “perto de se transformar em um narcoestado dominado pelo crime organizado”.

Presenças e apoios

O evento contou com a presença de diversas lideranças do Partido Novo, entre elas:

  • Eduardo Ribeiro, presidente nacional do Novo;

  • Os deputados federais Marcel van Hattem, Ricardo Salles, Adriana Ventura, Luiz Lima e Gilson Marques;

  • O senador Eduardo Girão.

Também participaram o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol, o secretário de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, e o desembargador aposentado Sebastião Coelho, pré-candidato do Novo ao Senado pelo Distrito Federal.

Os painéis discutiram temas como combate à corrupção, eficiência na gestão pública, segurança pública, independência do Judiciário e reforma do Estado.

Calendário eleitoral

De acordo com a Lei Federal nº 9.504/1997, as eleições de 2026 ocorrerão nas seguintes datas:

  • 1º turno: 4 de outubro de 2026 (primeiro domingo do mês);

  • 2º turno (se necessário): 25 de outubro de 2026 (último domingo do mês).

Quem é Romeu Zema

Natural de Araxá (MG), Romeu Zema tem 60 anos e é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (SP). Antes de ingressar na política, atuou na gestão do Grupo Zema, conglomerado empresarial presente nos setores de varejo de eletrodomésticos, combustíveis, concessionárias de veículos, serviços financeiros e autopeças.

Zema foi eleito governador de Minas Gerais em 2018, no primeiro cargo público que disputou, e reeleito em 2022. Desde então, consolidou-se como uma das principais lideranças da direita liberal no país.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: