Política / Justiça
Moraes diz que não recuará “um milímetro” no julgamento de Bolsonaro
Ministro reafirma que sanções dos EUA não alteram processo no STF; primeira fase do julgamento está marcada para setembro
18/08/2025
08:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou em entrevista ao Washington Post que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seguirá conforme o calendário previsto, mesmo diante das sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump.
“Não há a menor possibilidade de recuar um milímetro sequer”, disse Moraes. “Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas, e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido.”
O magistrado está na lista de sanções da Lei Magnitsky, que prevê restrições de visto e bloqueio de bens, medida adotada pelos EUA como retaliação às suas decisões judiciais no Brasil.
O presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin, agendou para setembro as sessões do núcleo 1 da ação penal, que envolve Bolsonaro e seus aliados diretos. Foram convocadas sessões extraordinárias para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, das 9h às 12h, além de uma sessão no dia 12 de setembro, das 14h às 19h. Também haverá sessões ordinárias nos dias 2 e 9 de setembro à tarde.
O núcleo central da trama golpista inclui, além de Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Eles respondem por tentativa de golpe de Estado, com o objetivo de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a vitória nas eleições de 2022 e manter Bolsonaro no poder.
Além do grupo principal, outros três núcleos também respondem criminalmente, mas permanecem em fases preliminares, sem prazo aberto para a apresentação de alegações finais. A expectativa é que sejam julgados em etapas posteriores pela Primeira Turma do STF.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Putin liga para Lula e discutem guerra na Ucrânia após encontro do líder russo com Trump
Leia Mais
Moraes acusa Eduardo Bolsonaro de “envenenar” relação entre Brasil e EUA com desinformação
Leia Mais
Ataque russo mata quatro pessoas horas antes de encontro entre Trump e Zelensky em Washington
Leia Mais
Ações de Trump contra Brasil deixarão sequelas permanentes, diz ex-subsecretária de Defesa dos EUA
Municípios