Política / Justiça
Quaest: maioria dos brasileiros considera prisão domiciliar de Bolsonaro justa
Pesquisa aponta que 55% aprovam medida; evangélicos são o grupo mais contrário
25/08/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (25), mostra que a maioria dos brasileiros (55%) considera justa a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impor prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros 39% avaliam como injusta, e 6% não souberam ou não responderam.
O levantamento entrevistou 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 120 municípios, entre os dias 13 e 17 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais.
Evangélicos: maioria (57%) considera a prisão injusta, contra 38% que a avaliam como justa.
Eleitores de Bolsonaro em 2022: 83% dizem que a medida é injusta, enquanto apenas 15% a consideram justa.
Eleitores que votaram em branco no 2º turno: 57% aprovam a decisão, 31% reprovam.
A pesquisa também perguntou sobre a participação de Bolsonaro em uma chamada de vídeo, que resultou no descumprimento de medidas cautelares e motivou a prisão domiciliar:
57% acreditam que Bolsonaro provocou Alexandre de Moraes de propósito.
30% dizem que ele não compreendeu as regras impostas.
13% não souberam responder.
Entre os evangélicos, a divisão foi mais equilibrada: 45% acreditam que houve provocação intencional, contra 41% que acham que o ex-presidente apenas errou.
O levantamento ainda perguntou se os brasileiros acreditam que Bolsonaro participou do plano de tentativa de golpe:
52% responderam que sim (alta em relação aos 49% de março de 2025).
36% disseram que não.
10% não souberam responder.
2% afirmaram que não houve tentativa de golpe.
Entre os indecisos, a maioria (58%) acredita que Bolsonaro esteve envolvido no plano golpista.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Produtores têm até 30 de setembro para declarar ITR 2025
Leia Mais
Confira seu astral para esta segunda-feira, 25
Leia Mais
Alckmin viaja ao México para ampliar comércio bilateral e enfrentar impactos do tarifaço dos EUA
Leia Mais
Dino aciona PF para investigar R$ 694 milhões em emendas parlamentares com indícios de irregularidades
Municípios