Política / Justiça
PGR defende monitoramento policial extra para Bolsonaro
Paulo Gonet afirma que reforço não pode ser invasivo; PF alerta STF para risco de fuga à Embaixada dos EUA
25/08/2025
20:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu nesta segunda-feira (25) que o STF autorize a Polícia Federal a ampliar o monitoramento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no processo da tentativa de golpe e atualmente em prisão domiciliar.
Segundo Gonet, a medida deve incluir equipes de prontidão em tempo integral, permitindo acompanhamento em tempo real das cautelares impostas. No entanto, o procurador frisou que a vigilância “não pode ser intrusiva da esfera domiciliar do réu, nem perturbadora das suas relações de vizinhança”.
Mais cedo, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou ao STF que recebeu um ofício do líder do PT, Lindbergh Farias, relatando risco concreto de fuga de Bolsonaro.
Segundo o documento, haveria possibilidade de o ex-presidente tentar se deslocar até a Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de 10 minutos de sua residência em Brasília, para pedir asilo político.
Rodrigues informou que o caso foi repassado à Secretaria de Administração Penitenciária do DF para adoção de providências.
O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, determinou que a PGR se manifeste oficialmente no prazo de cinco dias. Após receber o parecer, caberá ao magistrado decidir se autoriza ou não o reforço da vigilância sobre Bolsonaro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mauro Vieira terá novo encontro com Marco Rubio no Canadá na próxima semana
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Copom mantém taxa Selic em 15% ao ano, dentro do esperado pelo mercado
Municípios