Economia / Finanças
Sicredi atinge 3 mil agências no Brasil e projeta abrir 270 novos pontos em 2025
Instituição financeira cooperativa investirá R$ 310 milhões na expansão e reforça impacto positivo em comunidades locais
02/09/2025
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Sicredi alcançou um marco histórico nesta semana: a abertura de sua 3.000ª agência em território nacional. A instituição financeira cooperativa, que reúne mais de 9 milhões de associados, está presente em 2,1 mil municípios de todos os estados e no Distrito Federal, consolidando-se como uma das maiores redes de atendimento do setor bancário no país.
Em 2025, a previsão é inaugurar 270 novos pontos de atendimento, com investimentos superiores a R$ 310 milhões.
Nos últimos 10 anos, o Sicredi mais que dobrou sua presença física, passando de cerca de 1.400 para 3 mil agências — um crescimento de 110% desde 2014.
Em mais de 200 municípios, o Sicredi é a única instituição financeira com presença física, incluindo cidades com menos de 2 mil habitantes, como André da Rocha (RS) e Esperança Nova (PR).
Segundo o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi:
“O marco de 3 mil agências vai além de um dado numérico: representa nosso compromisso com os associados e com o desenvolvimento das comunidades. Cada agência é um ativo estratégico, capaz de gerar impacto positivo, fortalecer vínculos e promover crescimento local.”
Um estudo da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), em parceria com a FIPE, demonstrou que a presença de cooperativas de crédito está associada a:
+10% no PIB per capita das cidades atendidas;
+15,1% no total de vagas de emprego;
+15,6% no número de estabelecimentos comerciais.
Além da expansão física, o Sicredi investe em soluções digitais, reforçando o conceito “fisital”, que integra canais físicos e digitais. Atualmente, 96% das transações dos associados já são feitas por meio do autosserviço digital, com índices de satisfação elevados nos aplicativos.
“No Sicredi, a agência não é apenas um centro de custos, mas um ponto de relacionamento humano, que vai além do espaço físico e se estende a feiras, visitas e eventos da comunidade. É sobre estar junto de fato”, complementa Bochi.
Com mais de 120 anos de história, o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa baseada na gestão participativa, em que cada associado é também dono do negócio. Disponibiliza soluções financeiras e não financeiras em todo o Brasil, sempre com foco no desenvolvimento local e na inclusão econômica.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PGR pede condenação de Bolsonaro e aliados no STF por tentativa de golpe de Estado
Leia Mais
Filhos de Bolsonaro se manifestam no 1º dia de julgamento no STF
Leia Mais
Mitsubishi Experience abre inscrições para 5ª etapa em Dourados (MS)
Leia Mais
Com crise de soluço, Bolsonaro não comparece ao primeiro dia do julgamento no STF
Municípios