Palmas (TO), Terça-feira, 02 de Setembro de 2025

Economia / Finanças

Sicredi atinge 3 mil agências no Brasil e projeta abrir 270 novos pontos em 2025

Instituição financeira cooperativa investirá R$ 310 milhões na expansão e reforça impacto positivo em comunidades locais

02/09/2025

10:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Sicredi alcançou um marco histórico nesta semana: a abertura de sua 3.000ª agência em território nacional. A instituição financeira cooperativa, que reúne mais de 9 milhões de associados, está presente em 2,1 mil municípios de todos os estados e no Distrito Federal, consolidando-se como uma das maiores redes de atendimento do setor bancário no país.

Expansão acelerada

  • Em 2025, a previsão é inaugurar 270 novos pontos de atendimento, com investimentos superiores a R$ 310 milhões.

  • Nos últimos 10 anos, o Sicredi mais que dobrou sua presença física, passando de cerca de 1.400 para 3 mil agências — um crescimento de 110% desde 2014.

  • Em mais de 200 municípios, o Sicredi é a única instituição financeira com presença física, incluindo cidades com menos de 2 mil habitantes, como André da Rocha (RS) e Esperança Nova (PR).

Compromisso com as comunidades

Segundo o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi:

O marco de 3 mil agências vai além de um dado numérico: representa nosso compromisso com os associados e com o desenvolvimento das comunidades. Cada agência é um ativo estratégico, capaz de gerar impacto positivo, fortalecer vínculos e promover crescimento local.

Um estudo da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), em parceria com a FIPE, demonstrou que a presença de cooperativas de crédito está associada a:

  • +10% no PIB per capita das cidades atendidas;

  • +15,1% no total de vagas de emprego;

  • +15,6% no número de estabelecimentos comerciais.

Inovação e modelo “fisital”

Além da expansão física, o Sicredi investe em soluções digitais, reforçando o conceito “fisital”, que integra canais físicos e digitais. Atualmente, 96% das transações dos associados já são feitas por meio do autosserviço digital, com índices de satisfação elevados nos aplicativos.

No Sicredi, a agência não é apenas um centro de custos, mas um ponto de relacionamento humano, que vai além do espaço físico e se estende a feiras, visitas e eventos da comunidade. É sobre estar junto de fato”, complementa Bochi.

Sobre o Sicredi

Com mais de 120 anos de história, o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa baseada na gestão participativa, em que cada associado é também dono do negócio. Disponibiliza soluções financeiras e não financeiras em todo o Brasil, sempre com foco no desenvolvimento local e na inclusão econômica.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: