Política / Governo do Estado
Laurez Moreira nomeia novos gestores para Casa Civil, Controladoria-Geral e Agência de Mineração do Tocantins
DOE também traz nomeações para Setas, Sepea, subprocuradoria em Brasília e designação interina na Secretaria da Igualdade Racial
12/09/2025
11:00
DA REDAÇÃO
Irana de Sousa Coêlho Aguiar – secretária-chefe da Casa Civil
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou nesta quarta-feira (10) uma nova rodada de nomeações para o primeiro escalão e autarquias estaduais. As definições foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e reforçam a reorganização administrativa durante sua gestão.
Irana de Sousa Coêlho Aguiar – secretária-chefe da Casa Civil;
Murilo Francisco Centeno – secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado;
Lina Ester Barbosa Ribeiro – presidente da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto);
Elfas Cavalcante Lustosa Aragão Elvas – subprocurador do Estado do Tocantins em Brasília;
Washington Luiz Vasconcelos – secretário executivo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), onde também responderá interinamente pela pasta;
Roberto Jorge Sahium – secretário executivo da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea);
Larissa Carlos Rosenda, já titular da Secretaria da Mulher, foi designada interinamente para a Secretaria da Igualdade Racial.
Irana de Sousa Coêlho Aguiar tem longa trajetória na Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO), onde ingressou em 1994. Foi subprocuradora-geral em dois períodos e procuradora-geral entre agosto de 2024 e setembro de 2025. Também atuou em conselhos como OAB-TO, Igeprev e Mineratins.
Murilo Francisco Centeno, procurador do Estado desde 2007, já chefiou a Controladoria em 2024. É mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela UFT/Esmat e especialista em Direito Administrativo.
Lina Ester Barbosa Ribeiro é especialista em Direito Minerário e Gestão Minerária, com atuação exclusiva no setor desde 2006. Já presidiu a Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins) e hoje lidera a Comissão de Direito Minerário da OAB-TO.
Elfas Elvas é procurador do Estado desde 2008 e foi procurador-geral entre 2021 e 2022. Possui experiência em conselhos fiscais e tributários, como o Carf, e já integrou a Comissão Nacional de Direito Notarial da OAB.
Washington Luiz Vasconcelos, ex-prefeito de Fátima do Tocantins (2005–2008 e 2017–2020), tem experiência em administração municipal e presidiu a Organização dos Municípios do Centro-Oeste (CMCO).
Roberto Jorge Sahium é engenheiro agrônomo, mestre em Irrigação e Drenagem, e tem carreira consolidada em extensão rural, gestão pública e piscicultura. Foi secretário de Agricultura do Tocantins entre 2003 e 2010.
O DOE também trouxe recentemente outras 23 nomeações de gestores estaduais, incluindo Luiza Rocha Pinheiro (Comunicação), César Hanna Halum (Agricultura e Pecuária), Vânio Rodrigues de Souza (Saúde), Jairo Soares Mariano (Fazenda), Hércules Jackson Moreira Santos (Educação), Bruno Sousa Azevedo (Segurança Pública), Cledson da Rocha Lima (Naturatins) e Bárbara Jesuína Mendes Gomes (Igeprev-TO), entre outros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Esteatose hepática já atinge 38% da população mundial, alerta estudo internacional
Leia Mais
William Bonner se despede do Jornal Nacional após 29 anos; César Tralli assume a bancada na segunda-feira (3)
Leia Mais
Suco de chia e maçã ajuda a emagrecer e controlar o colesterol
Leia Mais
STF declara definitiva condenação de Carla Zambelli por perseguição armada em 2022
Municípios