Política / Governo do Estado
Laurez Moreira nomeia novos gestores para Casa Civil, Controladoria-Geral e Agência de Mineração do Tocantins
DOE também traz nomeações para Setas, Sepea, subprocuradoria em Brasília e designação interina na Secretaria da Igualdade Racial
12/09/2025
11:00
DA REDAÇÃO
Irana de Sousa Coêlho Aguiar – secretária-chefe da Casa Civil
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou nesta quarta-feira (10) uma nova rodada de nomeações para o primeiro escalão e autarquias estaduais. As definições foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e reforçam a reorganização administrativa durante sua gestão.
Irana de Sousa Coêlho Aguiar – secretária-chefe da Casa Civil;
Murilo Francisco Centeno – secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado;
Lina Ester Barbosa Ribeiro – presidente da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto);
Elfas Cavalcante Lustosa Aragão Elvas – subprocurador do Estado do Tocantins em Brasília;
Washington Luiz Vasconcelos – secretário executivo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), onde também responderá interinamente pela pasta;
Roberto Jorge Sahium – secretário executivo da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea);
Larissa Carlos Rosenda, já titular da Secretaria da Mulher, foi designada interinamente para a Secretaria da Igualdade Racial.
Irana de Sousa Coêlho Aguiar tem longa trajetória na Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO), onde ingressou em 1994. Foi subprocuradora-geral em dois períodos e procuradora-geral entre agosto de 2024 e setembro de 2025. Também atuou em conselhos como OAB-TO, Igeprev e Mineratins.
Murilo Francisco Centeno, procurador do Estado desde 2007, já chefiou a Controladoria em 2024. É mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela UFT/Esmat e especialista em Direito Administrativo.
Lina Ester Barbosa Ribeiro é especialista em Direito Minerário e Gestão Minerária, com atuação exclusiva no setor desde 2006. Já presidiu a Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins) e hoje lidera a Comissão de Direito Minerário da OAB-TO.
Elfas Elvas é procurador do Estado desde 2008 e foi procurador-geral entre 2021 e 2022. Possui experiência em conselhos fiscais e tributários, como o Carf, e já integrou a Comissão Nacional de Direito Notarial da OAB.
Washington Luiz Vasconcelos, ex-prefeito de Fátima do Tocantins (2005–2008 e 2017–2020), tem experiência em administração municipal e presidiu a Organização dos Municípios do Centro-Oeste (CMCO).
Roberto Jorge Sahium é engenheiro agrônomo, mestre em Irrigação e Drenagem, e tem carreira consolidada em extensão rural, gestão pública e piscicultura. Foi secretário de Agricultura do Tocantins entre 2003 e 2010.
O DOE também trouxe recentemente outras 23 nomeações de gestores estaduais, incluindo Luiza Rocha Pinheiro (Comunicação), César Hanna Halum (Agricultura e Pecuária), Vânio Rodrigues de Souza (Saúde), Jairo Soares Mariano (Fazenda), Hércules Jackson Moreira Santos (Educação), Bruno Sousa Azevedo (Segurança Pública), Cledson da Rocha Lima (Naturatins) e Bárbara Jesuína Mendes Gomes (Igeprev-TO), entre outros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Escola do Legislativo abre consulta para definir prioridades de capacitação dos servidores
Leia Mais
Janad Valcari cobra conclusão urgente das obras do Hospital Regional de Gurupi
Leia Mais
Lei de Léo Barbosa garante apoio psicológico a mães atípicas no Tocantins
Leia Mais
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia presidente e vice da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins
Municípios