Palmas (TO), Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026

Agronegócio

Adapec orienta produtores a anteciparem emissão de GTA devido à atualização do Sidato 2.0

Sistema ficará fora do ar entre os dias 16 e 19 de janeiro para migração de dados e inclusão de bovinos, bubalinos e aves

13/01/2026

07:30

DA REDAÇÃO

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), alertou os produtores rurais para que antecipem a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e demais serviços do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sidato) em razão da implantação da terceira e última fase do Sidato 2.0.

Para viabilizar a migração de dados, o sistema ficará temporariamente indisponível para emissão de GTA — tanto on-line quanto presencialmente nos escritórios da Adapec — entre 14h da sexta-feira, 16 de janeiro, e o fim da segunda-feira, 19 de janeiro.

Organização antecipada evita prejuízos

A Adapec recomenda que os produtores que precisarem movimentar animais de qualquer espécie ou utilizar serviços do Sidato nesse período se organizem com antecedência.

A gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles, destacou que os produtores não serão prejudicados:

“Os produtores que emitirem Guias de Trânsito Animal (e-GTA), tanto nos escritórios da Adapec quanto pela plataforma Produtor Online, e que não conseguirem utilizá-las dentro do prazo em razão da migração, terão um período maior para revalidação, sem prejuízos.”

Bovinos, bubalinos e aves entram no novo sistema

Nesta fase final da implantação do Sidato 2.0, serão incorporadas ao sistema as espécies de bovinos, bubalinos e aves, que representam a maior parte da movimentação animal no Tocantins. As demais espécies já haviam sido integradas nas etapas anteriores.

Produtores que utilizam a plataforma Produtor Online e que precisarão movimentar bovinos e bubalinos após a implantação devem realizar a recuperação de senha para acessar o novo sistema. A Adapec disponibilizou um tutorial em vídeo no seu canal oficial no YouTube, com orientações passo a passo.

Avanço para a defesa agropecuária

A implantação do Sidato 2.0 representa um avanço estratégico para a defesa sanitária animal no Tocantins, ampliando:

  • Segurança das informações

  • Eficiência na fiscalização

  • Agilidade nos serviços

  • Acesso remoto para produtores e técnicos

O novo sistema é resultado de uma parceria entre a Adapec e a Agrodefesa de Goiás, formalizada por termo de cooperação técnica.

O que muda com o Sidato 2.0

Com a nova versão, procedimentos que antes exigiam atendimento presencial passam a ser realizados on-line, oferecendo mais comodidade, rapidez e controle sanitário para o setor produtivo rural.

A conclusão da terceira fase, prevista para janeiro, finaliza a modernização do sistema e consolida o Sidato como uma das principais ferramentas de gestão da defesa agropecuária no Tocantins.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: