Agronegócio
Adapec orienta produtores a anteciparem emissão de GTA devido à atualização do Sidato 2.0
Sistema ficará fora do ar entre os dias 16 e 19 de janeiro para migração de dados e inclusão de bovinos, bubalinos e aves
13/01/2026
07:30
DA REDAÇÃO
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), alertou os produtores rurais para que antecipem a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e demais serviços do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sidato) em razão da implantação da terceira e última fase do Sidato 2.0.
Para viabilizar a migração de dados, o sistema ficará temporariamente indisponível para emissão de GTA — tanto on-line quanto presencialmente nos escritórios da Adapec — entre 14h da sexta-feira, 16 de janeiro, e o fim da segunda-feira, 19 de janeiro.
A Adapec recomenda que os produtores que precisarem movimentar animais de qualquer espécie ou utilizar serviços do Sidato nesse período se organizem com antecedência.
A gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles, destacou que os produtores não serão prejudicados:
“Os produtores que emitirem Guias de Trânsito Animal (e-GTA), tanto nos escritórios da Adapec quanto pela plataforma Produtor Online, e que não conseguirem utilizá-las dentro do prazo em razão da migração, terão um período maior para revalidação, sem prejuízos.”
Nesta fase final da implantação do Sidato 2.0, serão incorporadas ao sistema as espécies de bovinos, bubalinos e aves, que representam a maior parte da movimentação animal no Tocantins. As demais espécies já haviam sido integradas nas etapas anteriores.
Produtores que utilizam a plataforma Produtor Online e que precisarão movimentar bovinos e bubalinos após a implantação devem realizar a recuperação de senha para acessar o novo sistema. A Adapec disponibilizou um tutorial em vídeo no seu canal oficial no YouTube, com orientações passo a passo.
A implantação do Sidato 2.0 representa um avanço estratégico para a defesa sanitária animal no Tocantins, ampliando:
Segurança das informações
Eficiência na fiscalização
Agilidade nos serviços
Acesso remoto para produtores e técnicos
O novo sistema é resultado de uma parceria entre a Adapec e a Agrodefesa de Goiás, formalizada por termo de cooperação técnica.
Com a nova versão, procedimentos que antes exigiam atendimento presencial passam a ser realizados on-line, oferecendo mais comodidade, rapidez e controle sanitário para o setor produtivo rural.
A conclusão da terceira fase, prevista para janeiro, finaliza a modernização do sistema e consolida o Sidato como uma das principais ferramentas de gestão da defesa agropecuária no Tocantins.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nelsinho Trad alerta para impacto de tarifa de Trump e defende diálogo para proteger exportações brasileiras
Leia Mais
Unitins abre 43 vagas para residências em saúde com atuação direta no SUS
Leia Mais
Energisa abre vagas para engenheiro e eletricistas em quatro cidades do Tocantins
Leia Mais
Aos 97 anos, Bolívar Camelo Rocha assume cargo na diretoria da OAB Tocantins
Municípios