Palmas (TO), Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026

Direitos Humanos

Lula presta homenagem às vítimas do Holocausto e faz alerta contra autoritarismo e discurso de ódio

Presidente relembra genocídio nazista e destaca a defesa da democracia e dos direitos humanos

27/01/2026

20:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, nesta terça-feira (27), uma mensagem em homenagem ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data dedicada a recordar o genocídio cometido pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que a lembrança do Holocausto é essencial para que a humanidade não repita os erros do passado. “É preciso recordar os horrores que a humanidade é capaz de cometer contra o próprio ser humano”, escreveu o presidente.

Lula também fez um alerta direto sobre os riscos do autoritarismo e da intolerância. Segundo ele, a tragédia do Holocausto foi construída a partir de discursos de ódio, preconceito étnico e religioso e práticas autoritárias, elementos que seguem presentes em diferentes contextos no mundo atual.

“O autoritarismo, os discursos de ódio e o preconceito étnico e religioso foram as peças com as quais essa grande tragédia do século XX foi construída”, destacou.

Genocídio marcou a história do século XX

O Holocausto, promovido pela Alemanha nazista entre 1939 e 1945, resultou no assassinato de milhões de judeus, além de integrantes de outros grupos perseguidos pelo regime, como ciganos, poloneses, homossexuais, pessoas com deficiência, comunistas e outras minorias.

A data de 27 de janeiro foi escolhida por marcar o dia em que, em 1945, o mundo tomou conhecimento das atrocidades cometidas no campo de concentração de Auschwitz, um dos principais símbolos do genocídio nazista.

Compromisso com a memória e os direitos humanos

Na mensagem, Lula relembrou que, em 2004, durante encontro com Israel Singer, então representante do Congresso Judaico Mundial, assinou uma petição encaminhada à Organização das Nações Unidas (ONU) solicitando a criação oficial da data comemorativa. A proposta foi aprovada pela ONU em 2005.

Para o presidente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto vai além da lembrança histórica. Trata-se de um compromisso permanente com valores democráticos e humanitários.

“Um dia de recordar os que perderam suas vidas e prestar solidariedade às milhões de famílias destruídas e ao sofrimento de todo um povo. Um dia de defesa dos Direitos Humanos, da convivência pacífica e das instituições democráticas, elementos fundamentais do mundo mais justo que queremos deixar para as próximas gerações”, concluiu Lula.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: