Palmas (TO), Segunda-feira, 30 de Março de 2026

Política / Pesquisa

Simone Tebet aparece com 41,8% contra 48,8% de Tarcísio em cenário ao governo de São Paulo, diz AtlasIntel

Ministra do Planejamento tem desempenho semelhante ao de Geraldo Alckmin e supera Márcio França em simulações divulgadas nesta segunda-feira

30/03/2026

11:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (PSB), aparece com 41,8% das intenções de voto em um cenário estimulado para o Governo de São Paulo, contra 48,8% do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), segundo pesquisa AtlasIntel/Estadão divulgada nesta segunda-feira, 30 de março de 2026. O levantamento incluiu o nome da sul-mato-grossense entre os possíveis representantes do campo aliado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no maior colégio eleitoral do país.

Embora Simone Tebet tenha lançado recentemente sua pré-candidatura ao Senado por São Paulo, o instituto a testou como alternativa ao Palácio dos Bandeirantes por ainda ser vista como uma opção política do grupo governista. No cenário em que ela substitui Fernando Haddad (PT), o quadro ficou em 48,8% para Tarcísio, 41,8% para Simone, 5% para Kim Kataguiri (Missão) e 1,5% para Paulo Serra (PSDB).

O desempenho de Simone ficou muito próximo do registrado por Geraldo Alckmin (PSB), que somou 41,4% em outro cenário testado pelo levantamento. Já o ministro Márcio França (PSB) apareceu numericamente mais distante, com 32,2%, enquanto Tarcísio manteve liderança com 49,4%. Entre os nomes avaliados pelo instituto, apenas Fernando Haddad apresentou desempenho levemente superior ao de Simone no primeiro turno, com 42,6%, diante de 49,1% do atual governador paulista.

A leitura política do levantamento reforça que Simone Tebet já aparece competitiva no eleitorado paulista, mesmo sem ter sua trajetória política construída em São Paulo. Ex-prefeita de Três Lagoas, ex-deputada estadual, ex-vice-governadora e ex-senadora por Mato Grosso do Sul, a ministra formalizou na última semana sua filiação ao PSB e confirmou a transferência de domicílio eleitoral para o estado paulista.

A pesquisa ouviu 2.254 eleitores paulistas entre os dias 24 e 27 de março, por meio de recrutamento digital, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-00899/2026.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: