Palmas (TO), Quarta-feira, 10 de Junho de 2026

Política / Eleições 2026

Quaest mostra Lula com 44% e vantagem sobre Flávio Bolsonaro no segundo turno

Levantamento aponta presidente seis pontos à frente do senador, após repercussão do caso Banco Master e medidas anunciadas pelos Estados Unidos

10/06/2026

07:15

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em uma eventual disputa de segundo turno pela Presidência da República. Segundo o levantamento, Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Flávio registra 38%.

O resultado indica mudança no cenário observado em maio, quando os dois estavam tecnicamente empatados. Na rodada anterior, Lula tinha 42% e Flávio Bolsonaro, 41%. Em abril, o senador havia aparecido numericamente à frente, com 42%, contra 40% do presidente. Em março, ambos registravam 41%.

Com os novos números, o petista abre seis pontos percentuais de vantagem sobre o senador, fora da situação de empate técnico. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento é o primeiro da Quaest divulgado após a revelação de conversas entre Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, investigado no caso Banco Master, sobre o financiamento do filme Dark Horse, produção sobre a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa também captou a reação do eleitorado a medidas anunciadas pelo governo de Donald Trump, incluindo a possibilidade de novas tarifas contra produtos brasileiros e a classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas.

Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, a mudança mais expressiva ocorreu entre os eleitores independentes, grupo que não se identifica como de direita, de esquerda, lulista ou bolsonarista. Nesse segmento, Lula subiu de 29% para 37%, enquanto Flávio Bolsonaro caiu de 31% para 24%. Outros 30% afirmam que não votariam em nenhum dos dois em um eventual segundo turno.

A pesquisa também aponta melhora na percepção sobre o governo federal. De acordo com a análise da Quaest, medidas como a ampliação da isenção do Imposto de Renda e o novo programa Desenrola, voltado a famílias endividadas, ajudaram a melhorar o ambiente político para Lula.

Do lado de Flávio Bolsonaro, o levantamento indica desgaste relacionado ao caso Banco Master. Para 65% dos entrevistados, o senador errou ao pedir recursos a Daniel Vorcaro para bancar a produção do filme sobre Jair Bolsonaro. Outros 58% afirmam acreditar que Flávio pode estar escondendo algum envolvimento ilegal com o banco, enquanto 62% dizem que ele sabia que Vorcaro estava envolvido em corrupção.

A pesquisa também mostra que aumentou de 9% para 16% o percentual de brasileiros que acreditam que a crise do Banco Master afeta mais diretamente a família Bolsonaro.

Outro ponto medido pela Quaest foi a percepção dos eleitores sobre medidas anunciadas pelos Estados Unidos em relação ao Brasil. Sobre a decisão de classificar facções criminosas como organizações terroristas, o eleitorado aparece dividido: 45% concordam e 45% discordam. Apesar disso, 60% afirmam que cabe ao governo brasileiro tomar esse tipo de decisão.

Em relação a eventuais punições impostas pelo governo Trump, 53% dos entrevistados dizem acreditar que as medidas podem prejudicar empresas e bancos brasileiros. Sobre as novas tarifas anunciadas pela Casa Branca, 47% concordam com Lula, que atribui influência de Flávio Bolsonaro no episódio, enquanto 46% entendem que os Estados Unidos estariam punindo o Brasil por causa do Pix.

A pesquisa também simulou outros cenários de segundo turno. Contra Renan Santos (Missão), Lula aparece com 45%, enquanto o pré-candidato registra 31%. Nesse cenário, 20% afirmam que votariam branco, nulo ou não iriam votar, e 4% estão indecisos.

Em uma disputa contra Romeu Zema (Novo), o presidente também lidera. Lula marca 45%, contra 35% do ex-governador de Minas Gerais. Brancos, nulos e eleitores que não pretendem votar somam 17%, enquanto 3% não souberam responder.

Já no cenário contra Ronaldo Caiado (PSD), a disputa aparece mais apertada. Lula tem 45%, enquanto o ex-governador de Goiás registra 44%. Indecisos somam 4%, e brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar representam 16%.

No cenário mais provável de primeiro turno, segundo a Quaest, Lula lidera com 39%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 29%. Na sequência aparecem Ronaldo Caiado e Renan Santos, ambos com 3%, além de Aécio Neves e Romeu Zema, com 2% cada.

Também aparecem na simulação Augusto Cury, Joaquim Barbosa e Samara Martins, todos com 1%. Cabo Daciolo, Edmilson Costa e Heró Bezerra registram 0%. Os indecisos somam 10%, enquanto 9% afirmam que votariam branco, nulo ou não iriam votar.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 5 e 8 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-07661/2026.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: