 |
| ©DIVULGAÇÃO |
De 28 e 30 janeiro, aconteceu a Semana de Integração Organizacional e de Segurança voltada às pessoas contratadas para atuar, temporariamente, como safristas nas Unidades de Armazenagem de Grãos I e II da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso.
Os 59 profissionais se juntarão, a partir desta sexta-feira, 1º de fevereiro, a outros 22 colaboradores da área operacional, para a recepção da Safra de Grãos 2018/2019. Os contratos têm duração 45 dias, que podem ser prorrogados conforme as demandas da cooperativa e a expectativa de recebimentos dos grãos.
Para iniciarem a jornada de trabalho de 44 horas semanais, os novos colaboradores receberam durante a Semana de Integração Coapa, informações importantes sobre segurança do trabalho, regimento interno e informações sobre a história/atuação e a estrutura organizacional da cooperativa que tem duas décadas de atuação e atende produtores rurais em 13 municípios.
Responsável por ministrar as orientações de segurança, o técnico em segurança do trabalho e bombeiro civil, Eldo Santo Bispo, afirma que o treinamento foi focado nas Normas Reguladoras 33 e 35, que tratam sobre trabalhos em altura e espaços confinados. “Para que possam ser autorizados a executar alguns tipos de trabalho dentro das unidades, eles precisam ter o conhecimento técnico sobre as normas de segurança, para que nenhum tipo de acidente ocorra e que o trabalho flua da melhor forma”, explicou Eldo Bispo.
Segundo ele, a recepção dos novos colaboradores em relação as normas de seguranaça foi bastante positiva. “No início, muitos não sabiam técnicas básicas como dá um nó, que equipamentos usar em determinados espaços, e agora eles já estão tendo todo esse conhecimento, pois testamos em oficinas e provas o que eles adquiriram durante a formação”, completou.
Já a coordenadora de Desenvolvimento Humano da Coapa, Elizângela Nunes, acredita que a formação atendeu as expectativas da cooperativa. “Todos os colaboradores participaram na íntegra das atividades, tanto da área de segurança como na administrativa, tiraram dúvidas, conheceram a rotina da cooperativa e já estão totalmente integrados à Coapa, prontos para efetuarem um excelente trabalho durante esta safra”, frisou.
Contratado para a função de armazenista, Willian Moreira Lima está feliz pela oportunidade trabalhando na Coapa e parabenizou a empresa pela formação. “É bom que você já entra na empresa sabendo o que deve fazer, todas as normas, a quem recorrer em caso de urgências, e também conhecendo como funciona toda a estrutura. Isso faz com que a gente se sinta mais acolhido”, testemunhou.
Selecionada para o cargo de balanceira, Sueli Miranda Moreira considerou a integração agregou bastante conhecimentos que podem ser usados tanto na cooperativa como no dia a dia. “Foram três dias de muito conhecimento, que certamente irão ajudar no trabalho no da cooperativa ou em área que formos atuar”, afirmou.
SECOM
Por: Fred Alves
--