Palmas (TO), Segunda-feira, 18 de Março de 2024

Trabalhadores que nasceram em dezembro podem sacar o abano salarial do PIS

26/12/2018

08:30

TN

Tem direito a receber quem trabalhou de carteira assinada no ano de 2017 por pelo menos 30 dias. Veja como consultar o saldo e sacar o benefício.

Quem nasceu em dezembro já pode sacar o abono salarial referente ao ano de 2017 ©DIVULGAÇÃO
Já está sendo pago o sexto lote do abono salarial 2018/2019. Neste mês recebem o benefício os trabalhadores que nasceram no mês de dezembro. No caso dos servidores públicos, que recebem o Pasep, não haverá mais saques neste ano.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, serão pagos mais de R$ 1,3 bilhão para 1,7 milhão de trabalhadores em todo o país. Os correntistas que recebem o PIS pela Caixa Econômica tiveram os valores depositados no último dia 11 de dezembro.

O calendário referente ao ano de 2017 começou a ser pago em julho para os nascidos naquele mês. Quem nasceu entre janeiro e junho vai receber em 2019. Os recursos de todos beneficiários ficam disponíveis nas contas até 28 de junho de 2019.

Para quem recebe o Pasep, a próxima data de pagamento será no dia 17 de janeiro de 2019, quando serão pagos os benefícios para os servidores cuja inscrição termina com o dígito 5.

Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2017 e trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias naquele ano. Além disso, o a remuneração mensal não pode passar de dois salários mínimos e os dados do empregado precisam ter sido informados corretamente pelo empregador.

O valor do benefício é proporcional ao tempo trabalhado. Quem trabalhou o ano inteiro recebe um salário mínimo R$ 954 e quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é de 1/12 do salário mínimo.

Como consultar

Os funcionários de empresas privadas são vinculados ao PIS e sacam o dinheiro na Caixa Econômica. É possível consultar o saldo pela internet, informando o número do PIS e uma senha, que pode ser cadastrada no momento da consulta.

Os funcionários públicos, por outro lado, são vinculados ao Pasep e recebem pelo Banco do Brasil. O saldo pode ser consultado em um aplicativo disponível para smartphones.

Como sacar

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.


Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

Por G1 Tocantins

--

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: