Licitação para construção da nova ponte foi aberta em 2014, mas a obra ainda não saiu do papel. E a empresa de balsas contratada para fazer a travessia não começou a operar.
 |
| Ponte de Porto Nacional se encontra em situação precária ©Reprodução/TV Anhanguera |
condição da ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional, na região central do Tocantins, preocupa motoristas. Desde que foi parcialmente interditada, em setembro de 2011, o trajeto é considerado perigoso. Quem precisa passar pela estrutura cobra reformas. No ano de 2014, foi aberto, o processo licitatório para a construção de uma nova ponte, mas as obras nem começaram.
O local está cheio de rachaduras, com pistas irregulares e estruturas enferrujadas. "É perigoso porque está interditada para veículos acima de 30 toneladas, não é bom passar aí", disse o caminhoneiro Luciano Matos.
O governo anunciou que contratou uma empresa de balsas para atravessar caminhões e carretas, porém o serviço ainda não começou a ser realizado. E quando começar, os custos da travessia serão pagos pelos donos dos veículos.
A nova ponte que foi licitada no valor de R$ 101 milhões foi lançada em outubro do ano passado. Ela terá uma extensão de 1.488 metros, e ligará Porto Nacional a Fátima.
O pedreiro Uziel Gonçalves espera pela obra, mas por enquanto ela ainda nem iniciou. "Tem muito tempo que a gente está esperando. Lançaram a obra, mas até agora nada. Toda vez que eu passo aqui, peço a Deus para que não aconteça nada, nem comigo, nem com ninguém".
Nota na íntegra
O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), informa que:
O serviço da balsa já foi acertado com a empresa Pipes (concessão de serviço terceirizado) e que para iniciar a operação a empresa está aguardando somente a liberação das licenças ambientais. Quanto ao valor cobrado a empresa Pipes é quem definirá conforme a legislação vigente sobre a prestação desse tipo de serviço.
Com relação à ponte a obra foi licitada, dada a Ordem de Serviço para a empresa fazer a parte da sondagem e da batimetria e está aguardando os recursos do empréstimo de R$ 600 milhões junto a Caixa Econômica Federal. Aquele empréstimo que já foi aprovado pela Assembléia Legislativa.
 |
| Rachaduras na ponte deixam motoristas preocupados ©Reprodução/TV Anhanguera |
Interdição
A ponte sobre o rio Tocantins está parcialmente interditada desde setembro de 2011, conforme decreto do governo do estado. Desde essa época, somente veículos com até 30 toneladas de peso podem passar pelo local. Para chegar à capital, veículos que ultrapassam o limite de peso imposto pelo decreto precisam ir até Paraíso do Tocantins, aumentando a distância em 100 km.
 |
| Ponte está interditada para veículos com mais de 30 toneladas ©Reprodução/TV Anhanguera |
Por TV Anhanguera