Dados são do Detran e se referem ao período de janeiro até esta terça-feira (6). Quem for flagrado nessa situação pode ganhar cinco pontos na carteira e uma multa de R$ 195,23.
 |
| Cinto de segurança pode salvar vidas ©Wellington Roberto/G1 |
De janeiro até esta terça-feira (6), 9.689 motoristas e 306 passageiros foram multados no Tocantins por não usar o cinto de segurança. Os dados são do Departamento de Trânsito do estado (Detran). Em todo o ano passado, 10.635 condutores foram flagrados cometendo a mesma infração.
O uso do cinto de segurança é obrigatório desde a lei criada em 1977, mas tem muitas pessoas que ainda insistem em descumprir as regras. Quem for flagrado nessa situação pode ganhar cinco pontos na carteira e uma multa de R$ 195,23.
Em Palmas, no mesmo período, foram 2.910 motoristas e 73 passageiros multados. Em todo ano ano passado, foram 3.936 condutores e 129 passageiros multados.
"Tanto faz se é o condutor ou qualquer um dos passageiros. É obrigatório o uso do cinto de segurança para qualquer pessoa que esteja dentro do veículo", afirmou a agente de trânsito Glauce Kelly.
O equipamento de proteção faz a diferença e pode salva vidas na hora de um acidente. "A gente tem visto as últimas vítimas fatais de acidentes que aconteceram no nosso estado e todas elas, em grande número, morreram por falta do cinco de segurança. Você é arremessado para fora do veículo, as pessoas que estão no banco de trás são arremessadas para as pessoas do banco da frente e esse choque acaba matando as duas pessoas", explicou a agente de trânsito.
Por TV Anhanguera
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.