Modelo Cívico-Militar é aprovado pela comunidade do Colégio Dom Alano de Peixe
Pais, estudantes e servidores participaram e se manifestaram favoráveis à implantação do Pecim
11/09/2021
08:00
SECOM
GUILHERME GANDARA
A comunidade escolar do Colégio Estadual Dom Alano, do município de Peixe, aprovou nesta sexta-feira, 10, a implantação da metodologia de ensino do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim). Uma consulta pública foi realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e do Comando Geral da Polícia Militar, para apresentação e aprovação dos pais, estudantes e servidores.
O Pecim é uma ação do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que visa contribuir para a melhoria da Educação Básica do Brasil, a partir da implantação do modelo do Ministério da Educação e Cultura (MEC) de Escolas Cívico-Militares (Ecim).
Conforme explicou a gestora da Seduc, Adriana Aguiar, o Programa vai beneficiar toda a rotina da comunidade escolar.
"Esse programa é voltado para o desenvolvimento de comunidades em áreas vulneráveis e já têm mudado a realidade de diversos jovens do Tocantins e suas comunidades. O papel desempenhado pela Polícia Militar faz a diferença na organização da escola, promovendo melhores condições de aprendizagem, que refletem também no ambiente fora da escola. E essa é a nossa meta promover o desenvolvimento social junto ao educacional", ponderou.
O major Miron Martins da Silva, representante do Comando Geral da Polícia Militar, fez a apresentação do modelo do Pecim à comunidade.
"Trata-se de um conjunto de ações que serão realizadas para trabalhar a filosofia militar com os estudantes. Serão foco da parceria assuntos éticos e cidadãos, visando a gestão de excelência, o desenvolvimento educacional, além do aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Neste modelo, o diretor da escola é da área da Educação e a Polícia Militar faz parte da rotina de organização e disciplina", ponderou.
Na ocasião, a diretora da Escola Estadual Hercília de Carvalho, de Gurupi, Leila Ribeiro da Silva Alves, participou da apresentação do modelo, frisando o sucesso do Pecim na unidade que atua.
O vice-governador, Wanderley Barbosa, reforçou que o programa vai unificar a oferta do ensino com profissionais Seduc ao compromisso da Polícia para a formação integral dos estudantes.
"Essa é uma parceria que vai qualificar os jovens da cidade de Peixe. Além da disciplina, o objetivo é preparar cidadãos melhores, profissionalizar os estudantes, e trazer um projeto de melhoria da Educação para esta comunidade", ponderou.
Comunidade
Suzana de Oliveira Miranda, que é professora da escola, falou que a proposta vai beneficiar o trabalho diário.
"Estamos felizes porque é um sonho que se concretiza. Ter a Polícia ajudando na disciplina vai ser crucial para em alguns aspectos. A comunidade está ansiosa pelo início das atividades do Programa".
Já a estudante Mariana de Sena Reis contou que está ansiosa para ingressar na unidade. "Pelo que apresentaram minhas expectativas são as melhores possíveis, a escola vai ficar mais organizada e vai receber incentivos que vão ajudar a melhorar a qualidade do ensino", disse.
Pecim no Tocantins
Em 2019, os Estados começaram a aderir ao Pecim e foram realizadas consultas públicas à comunidade escolar das unidades de ensino, para a implantação da fase-piloto do Programa. Em 2020, três unidades de ensino do Tocantins aderiram ao modelo de Escola Cívico-Militar proposto pelo MEC: Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas; Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, de Gurupi; e a Escola Estadual São José Operário, de Paraíso do Tocantins. Em 2021, a comunidade escolar do Colégio Estadual Tiradentes, em Formoso do Araguaia, aprovou a implantação, assim como fez a comunidade da Escola Estadual Vila União, de Palmas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios