Adapec publica normas para facilitar a regularização de indústrias artesanais de pescados no Tocantins
O objetivo é facilitar o acesso daqueles que praticam a pesca artesanal ao serviço de inspeção oficial
01/10/2021
21:00
SECOM
WELCTON DE OLIVEIRA
Governo do Tocantins amplia acesso ao selo artesanal para o setor de pescado
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) publicou na última sexta-feira, 1º de outubro, a Instrução Normativa nº 09, de 29 de setembro de 2021, que estabelece as normas técnicas sanitárias para indústrias artesanais de pescados no Tocantins. Com isso, a Agência que concedia o Selo Artesanal para produtos cárneos e lácteos amplia para o pescado.
"O Estado vem se tornando um grande produtor de peixes, diante disto as novas regras pretendem simplificar e viabilizar a adesão para que os estabelecimentos saem da clandestinidade e busquem a certificação. O produto regularizado é sinônimo de qualidade, garantia da saúde pública e do crescimento econômico", disse o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Caminha.
Entre as principais vantagens da IN estão: a redução da burocracia, diminuição na quantidade de taxas, simplificação de documentos, autorização para uso de equipamentos domésticos, quando avaliado que seja exclusivo para o processamento do pescado, e também na estrutura de construção que apresenta requisitos mais simples. Além disso, possibilita à empresa comercializar seus produtos em todo o Estado.
Para mais informações os interessados deverão procurar a gerência de inspeção animal da Adapec pelos telefones 3218-2137 ou 2138 ou pelo e-mail [email protected].
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios