Tocantins PPI, o projeto de parceiras do Estado, é apresentado na Secretaria da Fazenda
Reunião também foi para tratar do sistema de garantias de todo o programa de parcerias
12/01/2022
09:00
SECOM
quipe da SPI apresenta o Tocantins PPI ao secretário da Fazenda ©ÉLCIO DIAS
Uma equipe da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos (SPI) se reuniu nesta terça-feira, 11, com o secretário da Fazenda Júlio Edstron Secundino Santos. O encontro foi para apresentar ao titular da Fazenda a carteira de projetos do Tocantins PPI, o programa Parcerias e Investimentos do Estado e tratar do sistema de garantias de todo o programa de parcerias da SPI.
Na ocasião, o secretário de Parcerias e Investimentos, José Humberto Pereira Muniz Filho, deu detalhes sobre o projeto de parceria público-privada para a Implantação, Operação e Gestão de mini usinas de Produção de Energia Solar Fotovoltaica, um dos mais adiantados dentre os demais que compõem a carteira da SPI.
O projeto visa reduzir o gasto do Poder Público com o pagamento de energia elétrica, alterando a matriz energética principal de abastecimento dos órgãos e unidades administrativas públicas para o fornecimento de energia limpa.
“Esse projeto já está com os estudos avançados e há a expectativa que possamos promover a consulta pública nos próximos meses. E como ele funcionaria? A eventual concessionária ficará responsável pela implantação e manutenção de todo o equipamento durante todo o período do contrato. Ao final, o Estado passa a ser o detentor da estrutura das mini usinas. Uma economia de cerca de R$ 45 milhões para os cofres públicos, além do impacto positivo no meio ambiente” explicou José Humberto.
Durante todo o período de contrato, o Estado terá reduzido a emissão de carbono na atmosfera em mais de 2 toneladas ao ano, o equivalente a 14,7 mil árvores.
Depois de conhecer os projetos do Tocantins PPI, o secretário da Fazenda, Júlio Edstron, destacou a importância das parcerias público-privadas para o incremento na economia e desenvolvimento do Tocantins. “Não tem como fugir dessa questão para melhorar as Administrações Públicas. As parcerias público-privadas são a economia do futuro”, finalizou o secretário da Fazenda.
O encontro ainda teve como pauta o sistema de garantias do Tocantins PPI e o comprometimento do programa com a realidade fiscal do Estado. Para o secretário de Parcerias e Investimentos, José Humberto, “a SPI vem se debruçando sobre formas inovadoras na estruturação do sistema de garantias do PPI, adequando-as sempre ao equilíbrio fiscal e à realidade do Estado”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios