Captação de recursos é tema de encontro entre representantes do CODER-TO Sul Centro-Oeste
27/01/2022
09:45
SECOM
LEILANE MACEDO
©Lino Vargas
Representantes de várias cidades participaram do Seminário de Inovação Tecnológica e Captação de Recursos, que faz parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável, realizado pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional do Tocantins Regiões Sul e Centro-Oeste (CODER-TO Sul Centro-Oeste).
A capacitação foi realizada em Gurupi nesta quarta-feira, 26, e tratou sobre vários temas relacionados à captação de recursos e elaboração de projetos que podem ser desenvolvidos pelos municípios consorciados.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi, Pedro Dias, afirmou que o seminário inicia as atividades do Consórcio intermunicipal, que está em fase final de implantação. “Embora a Lei do Consórcio ainda falta ser votada na Câmara, nós queremos ganhar tempo, queremos preparar a nossa equipe e as equipes dos municípios consorciados para que todos saibam como trilhar os caminhos para usar os benefícios que o Consórcio pode trazer”, afirmou.
Presente no Seminário, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, agradeceu a participação das outras cidades e reforçou sobre a importância dos Consórcios intermunicipais. “O Consórcio é um dos instrumentos para que a gente possa otimizar, melhorar e agilizar o trabalho em uma região. Muitas vezes nós não conseguimos fazer individualmente, cada município, unindo nós podemos fazer com que vários projetos nossos sejam conquistados em várias áreas. E neste encontro o nosso objetivo é dar encaminhamento neste processo dos consórcios e, assim, trazer uma solução para problemas da nossa região em conjunto”, destacou Josi Nunes.
O encontro seguiu todas as recomendações de prevenção à Covid-19 e abordou ainda sobre saneamento básico, resíduos sólidos, desenvolvimento científico, inovação tecnológica e captação de recursos.
A parceria público-privada foi o principal tema abordado pelo Presidente do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades – IPGC, Leonardo Luiz dos Santos. “Trouxemos a discussão sobre a parceria público-privada, que é um instrumento de gestão pública para atrair investimentos e melhorar a infraestrutura das cidades, seja na área de iluminação pública, geração de energia, saneamento básico. Só que é um instrumento complexo que demanda apoio dos municípios para fazer os estudos de viabilidade e os processos licitatórios, que é o que estamos tratando aqui”, destacou.
Raabe Aanaty Kuj Karhô-kanela, que faz parte da equipe do Selo de Inspeção Municipal (SIM) de Formoso do Araguaia, disse que o Seminário foi esclarecedor e bem proveitoso. “Como o Consórcio é uma coisa que esses municípios ainda não tinham acesso, cada capacitação é muito importante, porque é quando tiramos as dúvidas e esclarecemos sobre esse processo. Cada capacitação é de suma importância, já que estamos entrando agora no Consórcio”, disse.
Além de Gurupi e Formoso do Araguaia, também participaram do Seminário de Inovação Tecnológica e Captação de Recursos representantes das cidades de Lagoa da Confusão, São Salvador, Araguaçu, Nova Rosalândia, Crixás do Tocantins e Santa Rita.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios