Palmas (TO), Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Saiba se vale a pena guardar a soja

Os números do “Custo de carregamento no mercado de lotes” servem para orientar

21/02/2022

18:00

AGROLINK

LEONARDO GOTTEMS

A quanto deverá subir a soja para valer a pena guardar? De acordo com o analista sênior da TF Consultoria Agroeconômica, Luiz Pacheco, o ponto fundamental para a tomada desta decisão será “ considerar os custos do carregamento da posição para os próximos meses”.

“Com níveis de colheita atingindo cerca de 25% no Brasil, o sojicultor começa a se perguntar se deve vender tudo logo ou esperar os preços subirem mais. Independentemente da resposta a que chegar, ele deve [ficar atento aos] preços, dos contratos do mês de Fevereiro 22 corrigidos até Janeiro 23”, explica o especialista. 

Então, aponta Pacheco, os números do “Custo de carregamento no mercado de lotes” servem para orientar o produtor brasileiro a tomar a sua decisão se o preço que lhe é oferecido vale a pena ou não. Se esse custo estiver maior nos meses a frente do que é agora, “não valeu a pena guardar. Se for maior, continua valendo a pena”, conclui o analista sênior da TF.

Outro fator muito importante a ficar atento, de acordo com ele, é a possibilidade de conflito entre Rússia e Ucrânia, que são grandes produtores, exportadores ou importadores de soja ou de subprodutos do complexo. 

“O simples fato de um conflito – que será de grandes proporções, se ocorrer, como os norte-americanos garantem – vai afetar diretamente o petróleo, que deverá explodir, arrastando consigo os biocombustíveis, os fretes mundiais, o dólar (que é sempre um porto seguro para quaisquer ativos) e, de um modo geral, as commodities (que poderão faltar, com o grande aumento da demanda e os problemas de entrega)”, diz Pacheco.

“Então, quaisquer análises, sejam técnicas ou fundamentais, que façamos agora, poderão ser anuladas se o conflito entre a Rússia e a OTAN, na Ucrânia, realmente começar, como garante o governo dos Estados Unidos”, conclui.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: