Palmas (TO), Terça-feira, 09 de Setembro de 2025

Governador anuncia fim do uso obrigatório de máscaras em locais abertos no Tocantins

Medida foi anunciada durante evento de apresentação dos alunos-soldados da Polícia Militar. Governador estava sem máscara e teve o exemplo seguido pelos participantes do evento.

21/03/2022

18:00

G1

Governador Wanderlei Barbosa durante cerimônia em Palmas ©Reprodução/TV Anhanguera

O governador Wanderlei Barbosa anunciou na tarde desta segunda-feira (21) o fim do uso obrigatório de máscaras em locais abertos em todo estado do Tocantins. O anúncio ocorreu durante a solenidade de ingresso dos novos alunos-soldados da Polícia Militar. A medida ainda deverá ser publicada no Diário Oficial. Mesmo com a flexibilização os municípios ainda têm autonomia para manter o uso do item de proteção.

Durante o evento Wanderlei Barbosa estava sem máscara e teve o exemplo seguido pelos presentes. O evento contava com a participação de mais de 860 alunos-soldados, além de oficiais da Polícia Militar, políticos e convidados. Quase todos ficaram sem o item de proteção.

“Não podemos fazer de conta e não enxergar o que está acontecendo. As pessoas já estavam abdicando [ao uso da máscara], aquelas que estão vacinadas, e nós vacinamos no estado 70% da população. Não tivemos mais óbitos ultimamente, o número de infecção diminuiu bastante. Então não vamos mais ficar o tempo todo usando a máscara enquanto o país não está mais usando", justificou o governador.

De acordo os dados do Vacinômetro, página que monitora a imunização no Tocantins, o estado tem 76,81% da população vacinada pelo menos com a primeira dose contra Covid-19. O percentual de moradores que completou o esquema vacinal é de 62,53%. Por outro lado, apenas 19,44% tomaram a dose de reforço.

Wanderlei também afirmou que dentro das próximas semanas pretende flexibilizar o uso da máscara em ambientes fechados. "Aqueles que não têm [comorbidade] podem tirar a máscara em lugares abertos. Inclusive, dentro de dez dias nós teremos um novo decreto para observar em lugares fechados."

O uso de máscaras foi decretado pelo governo estadual no início de maio de 2020, após o Palácio Araguaia recuar de uma tentativa de flexibilizar a abertura do comércio ainda no início da pandemia.

Atualmente o estado vem apresentando baixo número de contágio da Covid-19. Nesta segunda-feira, por exemplo, foram contabilizados 229 novos casos e nenhuma morte foi registrada. Desde o início da pandemia o estado soma 301.866 diagnósticos e 4.140 óbitos.

Obrigatoriedade nas principais cidades

Em Araguaína, no norte do Tocantins, o item de proteção deixou de ser obrigatório no início de março e desde então é apenas recomendado.

A Prefeitura de Gurupi informou que continua obrigatório o uso de máscaras de proteção no município. O decreto que estabelece essa medida está em vigor até o próximo dia 29 de março de 2022.

O g1 questionou a prefeitura de Palmas se também vai revogar a obrigatoriedade, mas não houve resposta até a última atualização desta reportagem.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: