Palmas (TO), Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

POLÍTICA

Governo do Tocantins entrega mais dois Núcleos de Identificação para os moradores das cidades de Conceição do Tocantins e Taipas

As novas unidades beneficiarão uma população estimada em mais de 6 mil pessoas na região sudeste do estado.

15/05/2022

12:00

SECOM

ROGÉRIO DE OLIVEIRA

Governador Wanderlei e secretário da Segurança Pública entregam núcleo de identificação de Conceição do Tocantins

A partir deste sábado, dia 14, os moradores de Conceição do Tocantins e Taipas, cidades localizadas na região sudeste do estado, passam a contar com mais dois importantes aliados a fim de garantir o acesso à cidadania. Trata-se das inaugurações das duas novas sedes dos Núcleos de Identificação da Polícia Civil do Tocantins que foram entregues pelo Governo do Tocantins e pela Secretaria da Segurança Pública aos moradores dos dois municípios.  

As duas novas unidades, que beneficiarão mais de seis mil pessoas, são fruto de parcerias, firmadas entre a Secretaria da Segurança Pública e as Prefeituras Municipais das duas cidades, por meio de assinaturas de termos de cooperação técnica.

As duas salas foram entregues a população local pelo governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa Mota Oliveira, em solenidades que foram prestigiadas por políticos, moradores, representantes da Segurança Pública e Polícia Civil, além dos prefeitos dos dois municípios e população em geral.

Conceição do Tocantins

A primeira inauguração ocorreu, às 16h, na cidade de Conceição, quando o Governador Wanderlei, o secretário da Segurança Pública, Wlademir, juntamente com a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva e a superintendente da Polícia Científica, Aldênis Bezerra Cavalcante descerraram a placa que marca o início das atividades na sala que abrigará o mais novo espaço cidadão no município.  

Fruto de parceria técnica, firmada com a prefeitura local, a sala que abriga o núcleo está instalada no prédio da 104ª Delegacia de Polícia Civil no município e conta com novos equipamentos, mobiliário, além de profissional treinado para atender as demandas da população. Taipas

Às 18h, a comitiva do Governador Wanderlei Barbosa e da Secretaria da Segurança Pública chegou à cidade de Taipas, para efetuar a entrega da sala do núcleo de identificação da cidade. A cerimônia foi prestigiada por centenas de moradores, parlamentares e a população em geral.

Após discursar para os presentes, o governador, Wanderley, o secretário da SSP, Wlademir, a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César e o prefeito Silvio Romério Cardoso entregaram oficialmente a nova sede do núcleo aos munícipes.

A sala do núcleo de identificação recém-inaugurada na cidade, atenderá uma população de mais de 3 mil pessoas, que agora não precisam deixar o município a fim de solicitar seu RG em cidades como Dianópolis, que fica distante quase 100 km de Taipas. Sem dúvida, isso resultará em mais comodidade, segurança e redução de custos, pois o documento estará disponível e poderá ser requisitado sem maiores transtornos.

Na ocasião, em seu discurso, o governador falou sobre a importância da entrega dos dois novos núcleos que atenderão a todos os cidadãos de Conceição e Taipas com a emissão da primeira e segunda via do documento de identidade (RG), e também do atestado de antecedentes criminais.

“A inauguração desses novos núcleos de identificação em Conceição e Taipas representa muito para nós, pois trata-se de um serviço essencial que garante mais cidadania e facilita a vida das pessoas que não precisarão mais se deslocar para cidades como Arraias e Dianópolis para tirar o RG. Descentralizando as ações do governo e por meio das parcerias com as prefeituras, temos sido capazes de levar as obras de grande relevância a todas as cidades do nosso Tocantins”, disse o governador.

O secretário da Segurança Pública ressaltou que a inauguração dos novos núcleos de identificação nos dois municípios atende a uma reivindicação antiga das populações locais que ansiavam pela chegada do serviço há muitos anos .

“É de grande importância às entregas desses dois novos núcleos de identificação em Conceição e Taipas, uma vez que os mesmos trazem mais dignidade aos cidadãos, que procuram diariamente pelos serviços ofertados. Sabemos que o documento de RG dá acesso a uma série de benefícios sociais e, desse modo, a Secretaria da Segurança Pública, em parceria com os municípios, não tem medido esforços para promover a chegada desse serviço que beneficia grandemente a população dos municípios”.

Para a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, as entregas dos núcleos de número 96, em Conceição e de número 97, em Taipas estão em consonância com o esforço feito pelo governo do estado e a secretaria da segurança em dotar todos os municípios do Tocantins com salas equipadas e que possam fazer a emissão do RG a quem precisar.

“É com muita alegria e satisfação que estamos entregando mais dois núcleos de identificação aqui no sudeste do estado. Ficamos extremamente satisfeitos em promover a descentralização de um serviço tão necessário e que faz a diferença na vida de tantas pessoas, que agora poderão solicitar seu documento de identidade sem precisar sair de Conceição e nem de Taipas”, disse a diretora.

O prefeito João Paulo Fernandes de Conceição agradeceu imensamente o governo do estado e a secretaria da Segurança Pública pela sensibilidade em trazer o núcleo de identificação para a cidade. “Pode parecer algo simples, mas a entrega desse núcleo é de grande importância para nossos munícipes, pois é um serviço que traz mais cidadania e reafirma os direitos das pessoas. Nesse sentido, exaltou a parceria firmada com o governo do Estado, por meio da SSP-TO e da Prefeitura, onde foi possível trazer tão relevante obra para nossa cidade”, disse o gestor.

Presente a inauguração do núcleo, em Conceição, a dona de casa Justiniana da Silva Guedes, que estava acompanhada pelo filho João Gabriel Guedes, de seis anos, falou da alegria pela inauguração do novo espaço cidadão na cidade.

“É muito bom poder contar com esse serviço tão importante aqui na nossa cidade. Parabenizo o governo do estado, a prefeitura e a secretaria da Segurança pela sensibilidade em trazer para nosso município, um serviço tão relevante e que vai ser de grande valia. Meu filho, que ainda não possui o RG, será uma dos beneficiados com esse importante documento e assim como ele, muitas outras pessoas também serão”, finalizou a dona de casa.

O prefeito de Taipas, Silvio Romério destacou que a entrega do núcleo em Taipas resolve um problema antigo da população, que precisava sair para cidades como Dianópolis, ou mesmo Palmas, para solicitar seu RG. “Graças a parceria firmada entre a prefeitura de Taipas e a SSP-TO agora contamos com esse novo espaço que traz dignidade e cidadania a todos os taipenses”, disse o gestor municipal.  


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: