Palmas (TO), Sábado, 20 de Abril de 2024

GOVERNO DO ESTADO

Governo do Tocantins recebe embaixador do Japão para discutir parceria de intercâmbio cultural entre escolas

Duas escolas estaduais receberam a visita da embaixada

01/06/2022

21:40

SECOM

WILIAN ALVES

©DIVULGAÇÃO

Duas escolas estaduais receberam, na tarde desta quarta-feira, 1º, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, Teiji HAYASHI, para discutir parcerias educacionais com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O emissário trouxe a proposta de um intercâmbio cultural entre a Escola Pública Fundamental 2 Ohta Minami, da província de Gunma, no Japão, com uma escola pública brasileira.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, explica que o Tocantins está interessado no projeto e caminha para isso. “O Japão é referência tecnológica em todo o mundo e a cultura brasileira é lembrada países a fora. Assim como nós, eles também ganham. É algo que pode mudar, significativamente, a vida de nossos estudantes”, lembrou.

Tanto o Tocantins como o Japão demonstraram interesse comum em firmar a parceria para o intercâmbio cultural entre as duas escolas. O alinhamento da união entre as unidades de ensino será discutido posteriormente.

O embaixador, Teiji HAYASHI, de 56 anos, assumiu a embaixada do Japão no Brasil em dezembro de 2021 e é a primeira vez que veio ao Tocantins. “Esta visita ocorre para fortalecer o crescimento na área da educação. Para isso é necessário conhecer as escolas do Estado, bem como seus estudantes”, afirmou.

Em visita à Escola Estadual Vila União, que conta com 365 alunos do Ensino Fundamental e Médio, a equipe foi recebida pela Orquestra Sanfônica da unidade e assistiu às apresentações de integrantes do Balé Popular do Tocantins e às aulas da Orquestra Sinfônica. Recentemente a instituição passou por diversas reformas estruturais, que ampliaram e revitalizaram o espaço físico, proporcionando um ambiente adequado à comunidade escolar.

A estudante da Vila União, Crislayne Lisboa, de 16 anos, acredita que a parceria é uma oportunidade única para os alunos da rede estadual de ensino. “Acho importante nós estudantes conhecermos novas culturas e outro idioma. Essa união ficaria para a história. Quem for contemplado terá muita sorte”, expressou.

Na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso a recepção foi realizada pelo grupo de acolhimento do projeto Jovem em Ação. Os membros da embaixada conheceram a estrutura da unidade e os projetos desenvolvidos. O diretor, José Antônio Aguiar Gama, ressaltou que foi um momento de grande importância para a instituição. “Por meio desta visita mostramos o que temos de melhor”.

A agenda começou ainda no início da manhã com visita ao Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins. O embaixador foi recebido pelo secretário executivo da Governadoria, Jairo Mariano, secretário da Cultura e Turismo, Hercy Filho e o secretário da Educação, Fábio Vaz.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: