GOVERNO DO ESTADO
Governo do Tocantins recebe embaixador do Japão para discutir parceria de intercâmbio cultural entre escolas
Duas escolas estaduais receberam a visita da embaixada
01/06/2022
21:40
SECOM
WILIAN ALVES
©DIVULGAÇÃO
Duas escolas estaduais receberam, na tarde desta quarta-feira, 1º, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, Teiji HAYASHI, para discutir parcerias educacionais com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O emissário trouxe a proposta de um intercâmbio cultural entre a Escola Pública Fundamental 2 Ohta Minami, da província de Gunma, no Japão, com uma escola pública brasileira.
O secretário da Educação, Fábio Vaz, explica que o Tocantins está interessado no projeto e caminha para isso. “O Japão é referência tecnológica em todo o mundo e a cultura brasileira é lembrada países a fora. Assim como nós, eles também ganham. É algo que pode mudar, significativamente, a vida de nossos estudantes”, lembrou.
Tanto o Tocantins como o Japão demonstraram interesse comum em firmar a parceria para o intercâmbio cultural entre as duas escolas. O alinhamento da união entre as unidades de ensino será discutido posteriormente.
O embaixador, Teiji HAYASHI, de 56 anos, assumiu a embaixada do Japão no Brasil em dezembro de 2021 e é a primeira vez que veio ao Tocantins. “Esta visita ocorre para fortalecer o crescimento na área da educação. Para isso é necessário conhecer as escolas do Estado, bem como seus estudantes”, afirmou.
Em visita à Escola Estadual Vila União, que conta com 365 alunos do Ensino Fundamental e Médio, a equipe foi recebida pela Orquestra Sanfônica da unidade e assistiu às apresentações de integrantes do Balé Popular do Tocantins e às aulas da Orquestra Sinfônica. Recentemente a instituição passou por diversas reformas estruturais, que ampliaram e revitalizaram o espaço físico, proporcionando um ambiente adequado à comunidade escolar.
A estudante da Vila União, Crislayne Lisboa, de 16 anos, acredita que a parceria é uma oportunidade única para os alunos da rede estadual de ensino. “Acho importante nós estudantes conhecermos novas culturas e outro idioma. Essa união ficaria para a história. Quem for contemplado terá muita sorte”, expressou.
Na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso a recepção foi realizada pelo grupo de acolhimento do projeto Jovem em Ação. Os membros da embaixada conheceram a estrutura da unidade e os projetos desenvolvidos. O diretor, José Antônio Aguiar Gama, ressaltou que foi um momento de grande importância para a instituição. “Por meio desta visita mostramos o que temos de melhor”.
A agenda começou ainda no início da manhã com visita ao Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins. O embaixador foi recebido pelo secretário executivo da Governadoria, Jairo Mariano, secretário da Cultura e Turismo, Hercy Filho e o secretário da Educação, Fábio Vaz.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula faz exames e passará por cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Leia Mais
Ratinho Jr. defende indulto a Bolsonaro e evidencia racha interno no PSD sobre anistia
Leia Mais
Toffoli retira sigilo de depoimentos no inquérito que apura fraudes bilionárias no Banco Master
Leia Mais
Malafaia pede ao STF rejeição de denúncia por ofensas ao comando do Exército
Municípios