POLÍTICA
Câmara de Palmas terá dança das cadeiras após vereadores serem eleitos deputados; confira
Três vereadores devem deixar os cargos para suplentes. Mudanças também vão impactar na composição da casa de leis.
07/10/2022
07:15
G1
PATRÍCIO REIS
Prédio da Câmara de Palmas — Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Palmas
Três vereadores de Palmas foram eleitos para exercer mandatos de deputado estadual ou federal nos próximos quatro anos. Com isso, a partir de janeiro de 2023 a Câmara de Vereadores terá mudança na sua composição. Confira quem vai sair e quem deve assumir uma cadeira.
A saída mais significativa é da atual presidente da Câmara, professora Janad Valcari (PL), que é a principal opositora ao governo municipal. Ela foi a segunda candidata mais votada para a Assembleia Legislativa, com 31.587 votos.
Segundo a Câmara de Vereadores, quem vai assumir a cadeira deixada por ela é o suplente Josmundo Vila Nova (PODE). Ele tem 45 anos é empresário e teve 1.195 votos nas eleições de 2020.
A segunda saída com destino à AL será do vereador Moisemar Marinho (PSB), que teve 12.533 votos e foi o 21º candidato a deputado mais votado. Quem assume no lugar dele é o suplente Clayzer Magono Duarte (PDT), o Nego do Palácio, que tem 40 anos e é servidor público estadual. Na última eleição municipal ele teve 707 votos.
A terceira saída da Câmara de Vereadores deve ser de Felipe Martins (PL), que foi eleito a deputado federal com 36.293 votos no último domingo (2). Ele foi o sexto mais votado e vai representar o Tocantins em Brasília.
O lugar dele será ocupado pelo suplente Major Negreiros (PSDB), que recebeu 1.207 ao disputar o cargo em 2020. Ele tem 52 anos e já foi vereador de Palmas por dois mandatos.
Composição
As mudanças também vão mexer com a composição da Câmara de Vereadores de Palmas. O PSDB, partido da prefeita Cinthia Ribeiro, por exemplo, ganhará mais um representante e se tornará a legenda com mais vereadores, cinco no total.
O PL, da presidente Janad Valcari e do vereador Filipe Martins, não terá mais representação na Câmara. Enquanto o PSB de Moisemar Marinho ficará com três vereadores.
O União será o segundo partido com mais representantes, quatro no total. O PODE e o PDT passarão a contar com um representante, assim como Republicanos, Cidadania, SD, PTB e PSD.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios