CARNAVAL 2023
Vila da Barra inicia desfiles das Escolas de Samba de Manaus contando história da cidade de Ratanabá
Escola abre o desfile do grupo especial e mostra um pouco da teoria da existência desta cidade perdida. Agremiação terá uma hora para apresentar seu show
19/02/2023
08:00
https://www.acritica.com
Karol Rocha
@Paulo Bindá
Uma viagem rumo ao desconhecido, a cidade perdida de Ratanabá na Amazônia Brasileira. Isso é o que propõe o Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila da Barra na noite deste sábado (18). A agremiação que entra com uma hora de atraso, por conta das fortes chuvas, abriu às 21 horas o desfile das escolas de samba do grupo especial de Manaus com o enredo Ratanabá: o Segredo Milenar da Amazônia.
De acordo com Leandro ‘Papasopa’, vice-presidente da Vila da Barra, a agremiação levará ao público uma imersão rumo ao desconhecido e aos mistérios da cidade perdida e de sua civilização.
A Vila da Barra estreou a Passarela do Samba contando a história da cidade perdida de Ratanabá (Foto: Paulo Bindá)
“Nosso compositor gosta muito de inovar, foi ele que trouxe a ideia de Ratanabá para o Vila da Barra. Eu nem sabia o que era, mas depois que ele explicou pra gente, vimos que era um negócio interessante e quando ele desenvolveu o samba enredo, arrepiou todo mundo e apesar da chuva, a Vila da Barra vai trazer Ratanabá a realidade”.
Em três alegorias, o desfile promete contar sobre os mistérios da civilização secreta que habitava o coração da Amazônia há mais de 450 anos. A lenda da cidade perdida chegou a ganhar as redes sociais, em 2022, justamente por conta da suposta descoberta de Ratanabá por pesquisadores.
(Foto: Paulo Bindá)
Um grupo de pesquisadores que trouxe à tona as teorias também participam da festa. De acordo com uma das pesquisadoras Fernanda Lima, existem inúmeras evidências da existência da cidade perdida que tem ramificações por toda a América do Sul.
“Nós já achamos vários vestígios porque estudamos o tema há 30 anos, o que aconteceu agora foi que com a tecnologia, com o Líder, nós conseguimos fazer o escaneamento do local no estado do Mato Grosso e aí veio a comprovação”, comentou ela.
Ratanabá, segundo teorias, seria a capital do mundo e teria sido fundada pela civilização Muril, os responsáveis por construírem o caminho de Peabiru que ligaria a cidade perdida.
Outras histórias mostraram que o lugar era maior que a grande São Paulo, e escondia riquezas, esculturas de ouro e tecnologias avançadas. Segundo teorias, a descoberta ajudaria a explicar o verdadeiro interesse do mundo pela Amazônia.
(Foto: Paulo Bindá)
Na avenida, o publico verá alegorias de outras dimensões como alienigenas, os seres gigantes de Ratanabá, representações da era jurássica, guardiões indígenas, além do retrato de Ratanabá atual, a propagação e viralização do assunto na internet, dentre outros mistérios que embelezarão o Centro de Convenções Sambódromo, em Manaus.
Ficha técnica
(Foto: Paulo Bindá)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios