MEIO AMBIENTE
Naturatins apreende mais de mil metros de rede e encontra animal silvestre abatido durante operação
Fiscalização foi realizada no Rio Tocantins, em lagoas e ilhas localizadas ao longo da Usina Hidrelétrica Estreito, região do Bico do Papagaio.
16/05/2023
14:38
G1
Mais de mil metros de rede foram apreendidos durante operação Malha Fina, na região do Bico do Papagaio — Foto: Divulgação/Naturatins
Mais de 1 mil metros de redes foram apreendidos pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) durante a operação Malha Fina. Além dos materiais, a equipe encontrou um tatu abatido durante a ação. A fiscalização foi realizada durante seis dias, no trecho da Usina Hidrelétrica Estreito, entre os municípios de Barra do Ouro, Filadélfia e Babaçulândia, na região do Bico do Papagaio.
Entre quarta-feira (10) e segunda (15), fiscais percorreram vários locais.
"Estrategicamente, a equipe realizou blitz no distrito de Bielândia, visando o combate ao transporte ilegal de pescado e percorreu as duas margens do lago no Rio Tocantins, bem como os seus afluentes e todo o entorno de pequenas lagoas e ilhas, de forma minuciosa", explicou o fiscal Antoniel Gouveia.
Todo o material apreendido será transportado para a sede do órgão na capital e armazenado para posterior destinação à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Palmas (Ascampa) onde é realizada a triagem de materiais para reciclagem sob supervisão do Naturatins.
Segundo o Naturatins, foi realizada a soltura do pescado preso na rede apreendida. Já o animal silvestre abatido foi incinerado no aterro de Barra do Ouro. "O consumo de carne de animais silvestres não é recomendado pelos órgãos de controle em saúde humana", alertou o gerente de Fiscalização, Cândido José dos Santos Neto.
Por se tratar de área fronteiriça entre Tocantins e Maranhão, a equipe intensificou o trabalho de educação ambiental aos ribeirinhos dos dois estados para informar as normas previstas na legislação ambiental vigente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Leia Mais
Novos valores e regras do salário-família em 2025: saiba quem tem direito e como solicitar
Municípios