ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Após proposta do deputado Marcus Marcelo, audiência pública vai debater a saúde do TO na Aleto
“O momento exige rapidez, mas também exige assertividade”, defendeu o deputado na tribuna da Casa
25/05/2023
11:45
ASCOM
THATIANE CUNHA
©Clayton Cristus
Requerida pelo deputado estadual Marcus Marcelo (PL) e aprovada pela Comissão de Saúde, a Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins) realizará, no dia 5 de junho, às 14h30, no plenário, uma audiência pública para discutir a saúde do Estado. O evento promoverá um debate sobre o tema entre representantes de entidades, órgãos fiscalizadores, secretarias municipais e estadual da Saúde e da população em geral.
“Proponho a esta Casa, como fiscalizadores da saúde, em favor do povo que nos colocou aqui, uma audiência pública para ouvir a todos e sairmos daqui com um norte, com números assertivos, com soluções vindas da sociedade”, defendeu o deputado durante apresentação do requerimento.
Em sua justificativa para a proposta, Marcus Marcelo apontou que o momento exige rapidez, mas também exige assertividade. “A minha maior missão aqui, desde o dia 1º de fevereiro, é cuidar de gente, e sei que todos aqui temos um objetivo em comum: dar respostas aos tocantinenses”.
O parlamentar citou ainda a importância da presença de um representante da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) na audiência. “A CIB é o foro de negociação e pactuação entre gestores, responsável pela operação do SUS, Sistema Único de Saúde, que seja ouvida, que esses acordos sejam refeitos se for preciso, que sejam entendidos para que haja celeridade e os convênios possam funcionar na ponta, não só nos hospitais, mas na Atenção Básica, nos postinhos, na prevenção”.
O deputado Eduardo do Dertins (Cidadania) parabenizou o deputado Marcus Marcelo pela iniciativa. “Acho muito importante, deputado, essa sua atitude. Porque com a execução da sua iniciativa, nós poderemos trazer a pauta, a luz e o conhecimento das pessoas a todos os assuntos inerentes à saúde. Entendo ser de extrema importância para nós e para o Estado, portanto meus parabéns e que nós possamos continuar vendo atitudes como essa que possam engrandecer nosso parlamento”.
Ouvir todas as partes foi o ponto mais importante da proposição da audiência pública, segundo o deputado Yvori de Lira (PCdoB). “Precisamos encontrar caminhos para melhorar e os deputados terão a oportunidade de discutir e ouvir as partes por meio da audiência”.
Valdermar Júnior (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde, destacou que a aprovação do requerimento deu amplitude à pauta. “Me deixou muito feliz a maneira séria e dedicada que o deputado Marcus Marcelo tratou o assunto, convidando não somente o secretário, mas todos os secretários de saúde, pois estamos discutindo a saúde do Tocantins, e todos os entes estão previstos nos convites”.
O deputado Luciano Oliveira (PSD) afirmou que o evento foi muito oportuno. “Quero parabenizar o deputado Marcus Marcelo por essa ação tão pertinente na questão da saúde do nosso Estado”.
A saúde vem sendo discutida em todo o Tocantins devido à falta de leitos em hospitais públicos. O Núcleo Especializado em Defesa da Saúde, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, em sua atuação, verificou que no dia 11 de maio, a fila de espera para atendimento chegou a 72 pessoas, dentre estas, 31 aguardando leito para atendimentos clínicos e 41 aguardando leito para fins cirúrgicos só em Palmas.
Neste mês, o deputado Marcus Marcelo fez um levantamento no qual verificou que faltam leitos não só em Palmas, mas em outras cidades. "Eu falando com a secretária da Saúde de Araguaína, fui informado que a transferência da UPA [Unidade de Pronto Atendimento] para o hospital às vezes é dificultada pela falta de leitos e a gente sabe da superlotação que tem”, disse o parlamentar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios