POLÍTICA
Pacheco diz que reforma tributária está no 'topo das prioridades' do Senado
Texto deve ser enviado diretamente para o plenário após análise na CCJ.
10/07/2023
19:20
G1
©DIVULGAÇÃO
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que a reforma tributária está no "topo das prioridades" da Casa para o segundo semestre.
A informação foi apurada pela jornalista Daniela Lima, que teve seu primeiro dia na GloboNews nesta segunda-feira (10). Em breve, Daniela assumirá o comando do Conexão GloboNews, junto com Leilane Neubarth e Camila Bomfim.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a reforma tributária foi aprovada pela Câmara dos Deputados na sexta-feira (7). Com isso, o texto foi enviado para análise do Senado.
Pacheco deu indicações de que a proposta terá um trâmite acelerado na Casa, atendendo a um desejo do governo. Para que isso aconteça, o texto deve ser enviado diretamente para o plenário após a análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O governo pediu ainda para que Pacheco indique um relator para a reforma.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, afirmou que a meta é que a reforma seja aprovada até o fim do ano.
Pacheco disse que o Brasil aprovou uma série de reformas nas últimas décadas, com exceção da tributária, e que o Senado tem consciência disso.
Em linhas gerais, a proposta da reforma tributária prevê a unificação de cinco tributos:
A última versão também prevê zerar os tributos sobre a cesta básica e criar o "imposto do pecado", sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Pela proposta, o IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS seriam substituídos por dois impostos sobre valor agregado, os IVAs: um seria gerenciado pela União e outro teria gestão compartilhada por estados e municípios.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 31
Leia Mais
Inteligência da PM do DF monitora convocações para atos na Papudinha após decisão do STF
Leia Mais
Tarcísio admite ruídos com clã Bolsonaro, reforça apoio a Flávio e defende união da direita para 2026
Leia Mais
FIETO aponta crescimento de 21,7% nas exportações do Tocantins em 2025, que alcançam US$ 3 bilhões
Municípios