SEBRAE
Sebrae Tocantins lança rota gastronômica de Porto Nacional
Evento tem a proposta de levar, além dos sabores da região, vivências culturais e históricas da cidade
17/08/2023
08:00
ASSECOM
O Sebrae Tocantins lança na próxima segunda-feira, 21, a partir das 9 horas, a rota gastronômica de Porto Nacional. O evento, que também é uma realização do Executivo Municipal, ocorrerá a partir das 9 horas, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Porto Nacional.
Durante todo o dia, agências de turismo irão degustar pratos típicos da região, como quibe de peixe, paçoca de carne seca, tucunaré e cocana. O objetivo do evento é permitir que os participantes descubram e desfrutem das iguarias locais, sabores autênticos e tradições culinárias de uma das cidades mais antigas do Tocantins.
A gerente do Sebrae em Porto Nacional, Milena Lima, destaca que durante a visita da rota, os participantes poderão conhecer pontos estratégicos da culinária de Porto Nacional. “Nesta rota, os representantes das agências de turismo terão a oportunidade de saborear uma variedade de pratos, experimentar ingredientes locais, aprender sobre a história e os métodos de preparo dos alimentos e de mergulhar na cultura gastronômica de Porto Nacional”, aposta.
A responsável ainda destaca que o projeto tem como proposta criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios de Porto Nacional, estimulando a inovação, criatividade e a competitividade, além de fortalecer a identidade gastronômica local e atrair fluxo turístico para a região. “Ações como esta geram fluxo de turistas, emprego e renda, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local, com ênfase aos pequenos empreendedores. Preparamos um cardápio com histórias, amor e afeto”, finaliza.
Segundo Ângela Dantas, diretora da Cultura e Turismo de Porto Nacional, as rotas gastronômicas são tendências em todo País e, nesta mesma perspectiva, eventos desta natureza tem crescido nos municípios do Estado, porque é uma forma de fortalecer a cultura e a história local, por meio da culinária. “Criamos a rota gastronômica para que os turistas vivenciem os sabores da nossa terra e tenham a sensação de pertencimento às histórias que o município viveu. A gastronomia está diretamente ligada ao turismo. Então é fundamental levar o turista para conhecer a nossa cultura, por meio dos cheiros e sabores da nossa comida”, salienta.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova tabela do Imposto de Renda 2025 entra em vigor com isenção para quem ganha até dois salários mínimos
Leia Mais
Igreja Católica reage à imagem de Trump vestido de papa: “Não zombe de nós”
Leia Mais
Bolsonaro recebe alta médica três semanas após cirurgia intestinal em Brasília
Leia Mais
Collor segue em prisão domiciliar humanitária com tornozeleira e autorização para receber familiares
Municípios