ETIS
Palmas é referência na Educação Integral e se destaca em ciclo de seminários promovido pelo MEC
24/08/2023
13:55
SECOM
Superintendente de Gestão Escolar da Semed, Suiany de Sousa Costa, representa a pasta em evento promovido pelo MEC
As Escolas de Tempo Integral de Palmas (Etis) são referência e modelo de estrutura, qualidade e desempenho, o que atraiu nos últimos anos gestores de outas cidades brasileiras para conhecê-lo mais de perto. E para apresentar este sistema educacional implantado na Capital é que superintendente de Gestão Escolar Secretaria Municipal da Educação (Semed), Suiany de Sousa Costa, está participando do ciclo de seminários, com tema: “Escola em Tempo Integral - princípios para a política de Educação Integral em Tempo Integral”, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que termina nesta quinta-feira, 24, em Belém (PA).
No evento, realizado na região Norte do Brasil, Suiany compartilhou a proposta de ETI Infantil de Palmas e o motivo do município se destacar no ensino em tempo integral com investimentos financeiros, estruturas, recursos humanos, alimentação e um pedagógico consolidado com excelentes resultados.
“O MEC, com este ciclo de seminários centralizado por regiões, nos dá a oportunidade de um debate justo, construído a partir da realidade de território e proporcionando legitimidade de uma participação coletiva em prol de política pública, partindo do seu contexto social e de suas especificidades locais. Participar de encontros como este nos faz pertencentes ao processo consciente da responsabilidade social que temos e nos motiva a continuar desenvolvendo uma Educação em Tempo Integral de qualidade”, destaca a superintendente.
A capital mais nova do País possui atualmente quatro escolas que ofertam turmas de pré-escola em Tempo Integral, 13 CMEIs que atendem algumas turmas em Tempo Integral e um Cmei 100% Integral, sete ETIs urbanas adaptadas e seis padrão, quatro ETIs do campo adaptadas e uma ETI padrão. A rede municipal de ensino da Capital atende crianças com idades de 0 a 14 anos – do berçário ao 9º ano.
O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia do Governo Federal com fomento financeiro e apoio técnico para viabilizar o alcance da meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei N.° 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro. Sua finalidade é estimular a criação de matrículas na educação básica em tempo integral, considerando os estudantes em maior situação de vulnerabilidade social, na perspectiva da educação integral e alinhada à BNCC.
Participam do evento todos estados da região Norte, além de universidades, Ministério do Esporte, Ciências e tecnologias, Direitos Humanos e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 6,5 milhões neste sábado em São Paulo
Municípios