Palmas (TO), Terça-feira, 16 de Julho de 2024

CULTURA

Cleber Toledo escolhe Araguaína para fazer o lançamento de seu novo livro

O jornalista ressaltou a importância da cidade para o Estado e falou da transformação do município

15/09/2023

15:30

ASSECOM

DANIEL MACHADO

O prefeito Wagner Rodrigues prestigiou o lançamento junto a outras autoridades. “Eu escolhi a Capital Econômica impressionado e maravilhado em como essa cidade está linda, com a grande transformação que recebeu”, disse Cleber ©Marcos Filho Sandes

Radicado no Tocantins há quase 21 anos e desde 2005 no comando do site www.clebertoledo.com.br, o jornalista e escritor Cleber Toledo, 53 anos, escolheu Araguaína para fazer o primeiro lançamento oficial seu novo livro “A Noiva e outros Contos Políticos”, pela Editora Veloso, no último dia 14, no Supermercado Campelo da Via Lago.
 
Referência na cobertura política no Estado e pioneiro na internet no Tocantins e no Brasil, Cleber ainda foi convidado para ser membro correspondente da Acalanto (Academia de Letras de Araguaína) e não escondeu o carinho pela cidade ao explicar o motivo de promover o evento.
 
“E é um grande prazer estar aqui em Araguaína. Eu escolhi a Capital Econômica impressionado e maravilhado em como essa cidade está linda, com a grande transformação que recebeu. Todos estão de parabéns, a gestão pública municipal, seus moradores e os empresários. Eu sou cada vez mais apaixonado por essa cidade”, destacou o jornalista.
 
O novo livro
 
Nessa nova obra, o seu terceiro livro, Cleber Toledo detalha, em forma de ficção, episódios políticos baseados em causos do Tocantins. “O conto, diferente do romance, é isso. Ele exige muito mais a exatidão da palavra do que o romance. O romance pode até ser mais livre, o conto não, ele exige uma engenharia de texto. Se você tirar uma vírgula, você derruba o prédio inteiro”, destacou o jornalista, ao ressaltar que um dos temas abordados é manipulação nas redes sociais.
 
Antes deste livro, Cleber Toledo escreveu “Contos que te Conto” (1995) e “2018 – Crise Fiscal, Política e 3 Eleições”, este também pela Editora Veloso.
 
Araguainenses honrados
 
Para o prefeito Wagner Rodrigues, presente no evento, o lançamento do livro em Araguaína foi um momento muito especial, pois Cleber Toledo é um ícone do jornalismo e da comunicação no Tocantins. “Isso nos alegra muito. Cleber já tem um livro fantástico que é sobre a história política do Tocantins e agora tem esse conto que estou louco para saber quem é a noiva, não é? Para isso, vou ler todo o livro”, disse o prefeito, ao parabenizar os organizadores pelo evento, bem como a Acalanto e a Academia Tocantinense de Letras.
 
Convite para a Acalanto
 
O presidente da Acalanto, Alexandre Brito, ressaltou que Cleber Toledo agora passará a ser membro correspondente da entidade. Essa modalidade de componente é voltada para pessoas que residem fora de Araguaína e possuem reconhecido porte literário.
 
“Cleber é um escritor fenomenal, que leva muito a sério o que pode ser chamado de ‘sacerdócio cultural’, além de ser muito comprometido e humilde, a um só tempo. Além disso, tem forte expressividade para representar a Acalanto em suas ações acadêmicas”, salientou Brito.
 
Experiência
 
Jornalista desde 1992, formado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Unoeste, Cleber Toledo atuou em diversos jornais do Paraná, São Paulo e Tocantins. Lecionou em instituições de ensino superior, foi responsável pela coluna Antena Ligada no Jornal do Tocantins e criou o blog clebertoledo.com.br, que originou a atual Coluna do CT. Recebeu os títulos de Cidadão Tocantinense, a medalha Pedro Ludovico Teixeira da Assembleia Legislativa de Goiás e de Cidadão Gurupiense pela Câmara de Gurupi. 
 

 
 
 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: